Dúvida
Como atualizar automaticamente o TotvsSmartclient?
Ambiente
Logix – Administração Logix – A partir da versão 12
Solução
Sempre que se atualiza o Build do TotvsTec, é necessário também a atualização do totvssmartclient. Para evitar que o totvssmartclient não seja atualizado, pode-se configurar o TotvsTec para que ele atualize o totvssmartclient automaticamente.
Para isto, é necessário configurar a seguinte chave no totvsappserver.ini:
Exemplo de Configuração – Application Server no Windows:
[UPDATE]
Enable=1
PathWindows=c:\totvs\logix\bin\smartclient
PathLinux=c:\totvs\logix\bin\smartclient_linux
Exemplo de Configuração – Application Server no Linux:
[UPDATE]
Enable=1
PathWindows=/totvs/logix/bin/smartclient
PathLinux=/totvs/logix/bin/smartclient_linux
Quando uma estação carregar o totvssmartclient, o Sistema irá verificar se a versão do totvssmartclient é compatível com o servidor. Caso não sejam compatíveis e o recurso de atualização automática estiver devidamente configurado, será apresentada a seguinte mensagem: Smart Client e Application Server estão incompatíveis em versão. Deseja atualizar a versão do Smart Client?.
Ao confirmar a atualização, será apresentada uma janela com a progressão do processo.
Todos os arquivos gravados no diretório informado para atualização no Application Server serão copiados para a estação onde se encontra o totvssmartclient, inclusive os arquivos INI. O Application Server enviará à estação remota os arquivos correspondentes ao sistema operacional que o totvssmartclient utiliza: Windows ou Linux.
Para que a atualização automática seja realizada corretamente, é importante observar:
• Os arquivos constantes nas pastas de atualização no Application Server deverão estar descompactados;
• O usuário deve ter direito de gravação no diretório do SmartClient da estação onde este aplicativo está sendo executado / atualizado;
• Quando utilizamos o Application Server em ambiente Linux, os arquivos das pastas de atualização automática devem conter apenas letras minúsculas, mesmo que se destinem à atualização de um Smart Client para ambiente Windows;
• Ao definir as pastas para conter os arquivos a serem atualizados do Smart Client no servidor, devemos criar uma pasta específica para esta finalidade, e não utilizá-la para execução do Smart Client na estação servidora.