Base de Conhecimento: Mastersiga Consultoria


MRP Memória - Implantação na 12.1.25

01. VISÃO GERAL

O MRP Memória é uma evolução do programa de MRP do Protheus. Foi desenvolvido com um conceito onde o processamento é realizado exclusivamente na memória, sem a necessidade de realizar acesso ao banco de dados, tornando o processamento em média 10 vezes mais rápido que o MRP atual.

A rotina do MRP em memória foi liberado na release 12.1.27 do Protheus, porém, é possível implantar esse programa na 12.1.25 seguindo os passos que serão mostrados nesse documento.


IMPORTANTE!

Esse procedimento é exclusivo para a release 12.1.25. Para a release 12.1.27 ou superior, o programa já está liberado e não é necessário seguir os procedimentos desse documento. Para a release 12.1.23 ou inferior, o programa não está disponível.

 



Estrutura de Produtos PCPA200 x MATA200

É necessário usar o programa de estrutura PCPA200. Pois, se uma estrutura for alterada pelo MATA200, o registro não é enviado automaticamente para a tabela do MRP memória. Para continuar com o uso do MATA200, é obrigatória sempre a sincronização das estruturas (PCPA140), antes de iniciar o cálculo do MRP (PCPA712).


Para mais informações sobre o MRP Memória, acessar a página MRP (em Memória) - PCPA712.

02. IMPLANTAÇÃO 12.1.25

Para a implantação na release 12.1.25, será necessário realizar a atualização do dicionário de dados, atualização do repositório, inclusão dos novos programas no menu e instalação da procedure exclusiva do MRP. A seguir será detalhado cada procedimento.


a. Atualização do dicionário de dados:

O MRP Memória foi liberado na release 12.1.27 e por esse motivo, para implantar ele na release 12.1.25, será necessário atualizar o dicionário de dados.

O dicionário deve ser baixado na página do suporte, no endereço https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=980106, e deverá ser executado via UPDDISTR. Esse procedimento irá criar as tabelas e parâmetros relacionados ao novo MRP.

ARGENTINA: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1015874


IMPORTANTE!

O dicionário é exclusivo para a 12.1.25 e deve ser atualizado apenas para implantação do novo MRP e já está incorporado no dicionário da release 12.1.27 ou superior.



b. Atualização do repositório:

O repositório deve ser atualizado com a última versão liberada do novo MRP. Esse procedimento será feito com o pacote da expedição contínua do SIGAPCP. Para as informações sobre o pacote e o link para fazer o dowload na página do suporte, acessar Pacotes de Atualização - PCP - P12

O RPO padrão e o pacote de migração da 12.1.25 não possuem os objetos do novo MRP, por isso, é obrigatório que seja feito a atualização do pacote da expedição contínua para a utilização desse processo.


c. Atualização do Menu:

O menu da 12.1.25 deverá ser atualizado com os novos programas para a utilização do novo MRP. Essa inclusão deverá ser feita manualmente via SIGACFG, opção Menu, arquivo do SIGAPCP (Planej. o Controle da Produção). Sugerimos a criação de uma nova pasta no Menu chamada MRP Memória, mas colocação dos programas podem ser efetuadas em qualquer pasta.

Os programas que devem ser incluídos serão listados a seguir.


Programa
Descrição
Caminho default
PCPA139Parâmetros de Integração do MRPAtualizações\MRP\Integrações MRP Memoria\
PCPA140SincronizaçãoAtualizações\MRP\Integrações MRP Memoria\
PCPA142Pendências de IntegraçãoAtualizações\MRP\Integrações MRP Memoria\
PCPA131Calendário do MRPAtualizações\MRP\
PCPA136Demandas do MRPAtualizações\MRP\
PCPA712MRP MemóriaAtualizações\MRP\
PCPA144Geração de Documentos MRPAtualizações\MRP\


Para mais informações sobre o programa de cadastro de menu, acessar a página Configurando Menus (CFGX013 - SIGACFG)

A seguir, exemplo de configuração do menu:


d. Atualização da Procedure

Para o novo MRP, foi criada uma Procedure exclusiva para o recálculo dos níveis no processamento da rotina. Para ter acesso a esse arquivo, baixar o pacote atualizado de procedures no link https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=947507 e realizar a instalação da Procedure MRP001 - Procedures do MRP, arquivo P12_24.sps. A instalação deve ser feita no Configurador (SIGACFG), opção Stored Procedures.


03. ROTEIRO PARA EXECUÇÃO

O novo MRP foi projetado para ser executado em memória e sem acessar nenhuma tabela no ERP Protheus durante seu processamento. Para isso, será preciso realizar alguns procedimentos, antes da execução do programa, que será descrito a seguir: 


Etapa
Programa
Observação
Link para mais informações
01PCPA139Nesse programa será feita a ativação do novo MRP e a configuração das API´s, que fazem a atualização dos dados entre o ERP Protheus e o MRP. Para cada API disponível, será configurada se a execução será online ou via scheduleParâmetros de integração MRP - PCPA139
02SchedulePara as API´s que foram configuradas para atualizar via schedule, será preciso cadastrar no agendador, via SIGACFGConfiguração de integração do MRP por SCHEDULE - PCPA141
03PCPA140Nesse programa será feita a sincronização inicial dos dados entre o ERP e o MRP. Após realizar essa sincronização, o sistema irá manter os dados atualizados por meio das API´s, conforme configurado na etapa 01Sincronizador do MRP - PCPA140
04PCPA131Nesse programa será cadastrado o calendário do MRP. O novo programa utiliza um calendário separado do que já existe no SIGAPCP. O MRP irá utilizar os dados cadastrados nesse programa para realizar os cálculos de leadtime dos produtosCalendário MRP - PCPA131
05PCPA136Nesse programa será centralizada todas as demandas que o MRP irá considerar, sendo possível realizar a importação de pedidos de venda, plano mestre de produção, previsões de vendas, demandas originadas no SIGAPMS e importação via arquivo CSV. Também será possível cadastrar demandas manuais, em que não tenha nenhuma origem citada anteriormente. É com base nessas demandas que o MRP irá realizar o cálculos das necessidades dos produtosDemandas do MRP - PCPA136
06PCPA712Após realizar as atualizações citadas do tópico 02 e ter feito as etapas citadas anteriormente, o novo MRP poderá ser executado. A tela do programa foi alterada para o formato de Wizard e é possível cadastrar vários setup´s  de configuração para a execuçãoMRP (em Memória) - PCPA712
07PCPA144O novo MRP gera as necessidades de produção e disponibiliza os valores para serem analisados. Essa análise é feita pelo programa PCPA144. Após a análise, é possível realizar a geração dos documentos, nesse mesmo programa.



IMPORTANTE!

As API´s, tanto no modo online, quando no modo schedule, além do processo de sincronização, geram pendências de integração caso ocorra algum problema durante a execução. Essa pendências podem ser consultadas no programa PCPA142. Para mais detalhes sobre esse processo, acesse a página https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=515690922


04. TABELAS UTILIZADAS

HW0 - Calendário MRP

HW1 - Parâmetros MRP

HW2 - Cenários MRP

HW3 - Tickets do MRP

HWA - Produtos MRP

HWB - Resultados Sintético

HWC - Resultados Analítico

HWD - Resultados com Opcionais

HWG - Resultados Aglutinados

HWE - Indicador de Produtos MRP

T4J - Demandas do MRP

T4M - Versão da Produção MRP

T4N - Estrutura MRP

T4O - Alternativos MRP

T4Q - Ordens de Produção MRP

T4S - Empenhos MRP

T4T - Solicitação de Compras MRP

T4U - Pedidos de Compras MRP

T4V - Estoque MRP


Updated on 12/07/2021

Was this article helpful?
We appreciate your review.