Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ DatasulIntegrações

Integração Datasul x TOTVS Colaboração 2.0 Compras e Vendas

Contexto de negócio (Introdução)

A oferta TOTVS Colaboração, compreende toda integração entre os ERPs TOTVS com a solução NeoGrid. A partir da versão Totvs Colaboração 2.0 a comunicação e transmissão de documentos entre as partes é realizado pelo Client NeoGrid, conforme pode ser visto na figura 1.

A oferta TOTVS Colaboração Compras compreende a integração da emissão de pedidos de compra e programação de entrega do ERP Datasul com a solução NeoGrid, possibilitando o envio de pedidos de compra e programação de entrega para o fornecedor, conforme fluxo da figura 2.

 

A oferta TOTVS Colaboração Vendas compreende a integração do recebimento de pedidos de venda no ERP Datasul com a solução NeoGrid, possibilitando o envio de pedidos de compra para o fornecedor, conforme fluxo da figura 3.

               

A oferta TOTVS Colaboração Vendas também compreende a o envio do aviso de embarque do ERP Datasul com a solução NeoGrid, possibilitando o envio de do Aviso de embarque para o cliente, conforme fluxo da figura 4.

 

Sistemas Envolvidos

Para os processos de envio de pedido de compra e programação de entrega de clientes:

ERP Datasul (Módulo de compras/contratos), Client NeoGrid, Portal NeoGrid e ERP do fornecedor.

Para o processo de recebimento de pedidos de venda para fornecedores:

ERP Datasul (Módulo de Pedidos/Pedido de Venda), Client NeoGrid, Portal NeoGrid e ERP do cliente.

Para o processo de envio de aviso de embarque para cliente:

ERP Datasul (Módulo de Faturamento), Client NeoGrid, Portal NeoGrid e ERP do cliente.

 

Integração

A integração tem o objetivo de permitir que o cliente com ERP Datasul realize o envio de pedidos de compra e programação de entrega para fornecedores via oferta do TOTVS Colaboração, ou caso o cliente usuário do ERP Datasul ter a função de fornecedor, realize o recebimento e implantação de pedidos de venda enviados via TOTVS Colaboração, e posteriormente envie o aviso de embarque das notas fiscais.

 

Escopo

O escopo desta integração é o envio da entidade pedido de compra e programação de entrega do cliente para o fornecedor, ou o recebimento de pedido de venda enviado por meio da oferta TOTVS Colaboração ao ERP Datasul do fornecedor. Não faz parte do escopo o envio de mensagens com as entidades relacionadas ao pedido de compra/programação de entrega, como por exemplo: Informações específicas do Item (Produto) e cadastro do Cliente. A estrutura da mensagem foi montada para que o receptor possa realizar a implantação de um pedido de venda tendo as informações principais.

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para o funcionamento da integração com Totvs Colaboração 2.0: 

  • Versões mínimas de produto:
    • Datasul 11 (12.1.2) - Integração de Pedido;
    • Datasul 11 (12.1.2) - Integração de Programação de entrega;
    • Datasul 11 (12.1.2) - Envio Aviso de embarque;
    • Possuir o Client NeoGrid instalado
    • Possuir acesso ao EDI da NeoGrid (URL, usuários e senhas dos estabelecimentos);
    • Versões inferiores a 12.1.2 porém superiores a 11.5.10 serão enviados pacotes especiais
  • Pré-requisitos de negócio:
    • Contratação da oferta do TOTVS Colaboração (TOTVS e NeoGrid).
    • Acordo comercial cadastrado no portal da NeoGrid referente aos CNPJ trafegados.
  • Ferramentas que são necessárias a integração: Client NeoGrid e EDI NeoGrid.

 

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. 

1. Parametrizações Comuns

  • Instalação do aplicativo Client NeoGrid.
  • Observação: Não faz parte do escopo deste documento detalhar a instalação do Client NeoGrid, sendo esta responsabilidade da NeoGrid em sua implantação.

Módulos ou programas (ERP Datasul) que geram informações necessárias a integração:

  • Parâmetros Globais (PD0101) – Ativação da funcionalidade global referente ao TOTVS Colaboração, marcando o flag Totvs Colaboração e Versão igual a 2.0, no folder “Integr II”.
    Observação: Esta funcionalidade somente ficará habilitada quando estiver liberada no License Server a contratação do TOTVS Colaboração.
  • Parâmetros de Integração do Estabelecimento (CD0360) – Parametrização dos documentos que serão transitados pela solução na TOTVS Colaboração por estabelecimento conforme figura 4. A configuração dos diretórios em que o Client Neogrid gravará e buscará os documentos é feita acessando o botão que aparece na parte superior da tela, conforme destacado na figura 4.
    Parâmetros de Integração do Estabelecimento
  • Configurações de diretórios – Nesta tela são informados os diretórios utilizados para leitura e gravação dos documentos transitados na solução Totvs Colaboração, conforme figura 5.
    • Diretório Arquivos: local onde o Client Neogrid fará a gravação e a busca dos documentos. Dentro da pasta selecionada deverão existir dois diretórios, o diretório IN para entrada de documentos e o diretório OUT para o envio de documentos. Nesta pasta serão gravados todos os tipos de documentos.
    • Diretório Documentos Lidos: Nesta pasta serão gravados os arquivos após sua leitura pelo programa CD0590. Tal qual a pasta “Diretório Arquivos” deverá possuir o diretório “RECEIVED” dentro de sua pasta. 
    • Diretório EDI: local onde serão gravados os documentos de entrada relativos a EDI Vendas, como pedido de venda e programação de entrega. Eles serão transferidos do “Diretório Arquivos” para o “Diretório EDI” na execução do programa CD0590.
    • Diretório Recepção Documentos: Local onde serão gravados os documentos de recebimento de NF-e e CT-e.
    • Diretório Manif Destinatário (MD-e): Local onde serão gravados os documentos relativos a MD-e.
      Configurações dos diretórios de gravação
  • Manutenção de Fornecedores (exclusivo para envio de pedido de compra/programação de entrega) – Marcar a opção “Colaboração Compras” no folder “Comun.”, informando ao sistema que o Fornecedor recebe mensagens via TOTVS Colaboração, conforme figura 6.
    Manutenção de fornecedores (Folder Comun.)
  • Manutenção de Clientes (exclusivo para envio de aviso de embarque) – Marcar a opção “Colaboração Vendas” no folder “Fiscal.”, informando ao sistema que o cliente envia mensagens via TOTVS Colaboração, conforme figura 7.

2. Envio de Pedido de Compra

  • Emissão de Pedido de Compra – Realiza o envio de pedido de compra para o fornecedor via TOTVS Colaboração, conforme figura 8. Pode também ser enviado utilizando a Emissão de pedido flex, conforme figura 9.

  • Observações: Não faz parte do escopo deste documento detalhar a implantação de um pedido de compra, etapa anterior a “Emissão de pedido de compra”.

3. Envio do Aviso de Embarque

  • Atualização Notas Fiscais Estoque – Realiza o envio do aviso de embarque para o fornecedor via TOTVS Colaboração, conforme figura 10.
    Atualização Notas Fiscais Estoque

4. Premissas para o Envio do Aviso de Embarque

  • A nota fiscal eletrônica deve estar com a “Situação NFe” igual à “Uso Autorizado”, não pode estar cancelada e deve estar confirmada.
  • O parâmetro “Totvs Colaboração” na aba “Integr II” no programa CD0101 – Atualização Parâmetro Global deve estar marcado.
  • A opção “Emissão de Aviso de Embarque” no programa CD0360 deve estar selecionada como “Totvs Colaboração”
  • O parâmetro “Colaboração Vendas” no programa CD0704 – Manutenção de Clientes deve estar marcado.

5. Recebimento de Pedido de Venda

  • Recebimento de pedido de venda (exclusivo para o papel de fornecedor) – Realiza a busca do pedido de compra enviado ao fornecedor usuário do ERP Datasul, via TOTVS Colaboração. Ao passar pelo NeoGrid este pedido se transforma em pedido de venda e é disponibilizado para busca pelo TSS. O programa que faz a busca e implantação dos pedidos de venda, por estabelecimento e data de emissão do pedido, conforme figura 11.

6. Envio de Programação de Entrega

  • Emissão de Programa de entrega – Realiza o envio de programação de entrega para o fornecedor via TOTVS Colaboração. Deve ser marcada a opção “Enviar programação” para que seja enviada a mensagem XML para o TSS, conforme figura 12.
     

7. Recebimento de Programação de Entrega

  • Recebimento de programação de entrega (exclusivo para o papel de fornecedor) – Realiza a busca da programação de entrega enviada ao fornecedor usuário do ERP Datasul, via TOTVS Colaboração. Ao passar pelo NeoGrid esta programação se transforma em programação de entrega e é disponibilizado para busc. O programa que faz a busca e implantação das programações de entrega, por estabelecimento e data de emissão da programação de entrega, conforme figura 13.
     

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Estão detalhadas aqui as entidades e transações que serão enviadas no documento XML de pedido de compra, não serão replicados cadastros de uma ponta a outra de forma integrada, para que a integração seja concretizada de forma correta os cadastros base deverão existir nas duas pontas. Segue considerações:

Vínculos feitos a partir do CNPJ (ERP que recebe o documento XML deve encontrar as informações baseado no CNPJ):

  • Cadastro de Estabelecimento – Folder “Endereço”.
  • Cadastro de Fornecedores – Folder “Fiscal”.
  • Cadastro de Transportadores – Folder “Fiscal”.

 

Entidade Item (identificação do Produto):

Para o envio da tag <itemcode>, o sistema irá realizar a seguinte validação: Caso exista código EAN cadastrado na manutenção de itens materiais (CC0103), ele será enviado ao fornecedor, caso contrário, será enviado o código de item interno do EMS.

No caso da tag <prodcodsuplli>, será enviado sempre o código de item do fornecedor, cadastrado na manutenção item fornecedor (CC0105).

 

Outras entidades/cadastros:

Moeda – Caso a moeda seja Real, será enviado o código 1 na tag <CurrencyId>, caso contrário, será enviado 6 e a descrição da moeda na tag <Currencydesc>.

Unidade de Medida – Será enviada a unidade de medida interna do ERP na tag <internalmensuunit> e a unidade de medida do fornecedor (CC0105) na tag <supllimensuunit>.

 

Programação de Entrega – Envio

Na tag referente à quantidade da entrega (quantrequest) sempre será enviado o saldo da parcela da ordem de compra. Conforme consta no manual do produto: “As quantidades e datas da programação de entrega serão parcelas não recebidas dos pedidos de compra selecionados”.

 

Estrutura da mensagem única de pedido de compra (Order) que será trafegada:


Estrutura da mensagem única de programação de entrega (DeliverySchedule) que será trafegada: 

Importante: A equipe de suporte do TSS mantém o documento detalhado com as informações dos Layouts padrões TOTVS Colaboração que são utilizados por todos os produtos TOTVS. Acima consta apenas a estrutura da mensagem, não estão contempladas todas as tags da cada mensagem.

Estrutura da mensagem única do aviso do envio de embarque (tss_tc_tipos_aviso) que será trafegada:

Pedido de Venda

Para o recebimento de pedido de venda será necessário o cadastramento de Engine de Regras para que as informações padrão do XML sejam recebidas e transformadas em valores equivalentes na base do cliente. Informações como moeda, condição de pagamento, tipo de frete e tipo de preço:

Deve-se utilizar o Engine de Regras para adequar aos dados da base do fornecedor as seguintes informações padronizadas pela EANCOM para integrações entre sistemas. Para que as informações a seguir listadas sejam alteradas foram criados tipos de operação para transformação, (citados ao lado de cada campo) que deverão ser cadastradas no Engine de Regras:

  • Moeda (tipo de operação so-moeda):

Código

Descrição

1

Real

2

Dólar

3

UFIR

4

EURO

5

IENE

6

Outras

  •  Condição de Pagamento (tipo de operação so-cond):·         

 

Código

Descrição

1

Básico

3

Data Fixa (Pagamento realizado na data ou período estipulado no pedido)

20

Multa

21

Pagamento Parcelado

22

Desconto por antecipação de Pagamento

B01

Pagamento com Data de Concentração

JRM

Juros de Mora

  • Tipo de Frete (tipo de operação so-frete):

Código

Descrição

1

CIF – Custo, Seguro, Frete por conta do vendedor até o destino designado.

2

FOB – Posto a bordo. Porto de embarque designado

3

SFT - Sem Frete

  •  Tipo de Preço (tipo de operação so-preço):         

 

Código

Descrição

1

Preço Informado

2

Preço Data de Implantação

3

Preço Data de Faturamento

Para o cadastramento das regras no Engine de Regras é necessário utilizar os programas a seguir apresentados:

 

  • CDP/CD0025.W – Cadastro de Tipo de Operação

  •  CDP/CD0024.W – Configurador de Regras

Observação: Para cada tipo de operação, será necessária uma variável com a mesma nomenclatura.

 

Programação de Entrega

Para o recebimento da programação de entrega será necessário o cadastramento de Engine de Regras para que as informações padrão do XML sejam recebidas e transformadas em valores equivalentes na base do cliente. Informações como frequência do fornecimento:

Deve-se utilizar o Engine de Regras para adequar aos dados da base do fornecedor as seguintes informações padronizadas pela EANCOM para integrações entre sistemas. Para que as informações a seguir listadas sejam alteradas foram criados tipos de operação para transformação, (citados ao lado de cada campo) que deverão ser cadastradas no Engine de Regras:

  •  Frequência de fornecimento:

 

Código

Descrição

A

Anual (ano calendário). Código definindo uma previsão anual.

F

Intervalo flexível (da data X até a data Y). Código definindo uma previsão de utilização planejada entre duas datas especificadas.

M

Mensal (meses calendário). Código definindo uma previsão mensal.

Q

Trimestral (trimestres calendário). Código definindo uma previsão trimestral. Por exemplo:

Jan-Mar, Abr- Jun, Jul-Set, Out-Dez.

S

Semestral (ano calendário). Código definindo uma previsão para os 1ºs ou últimos seis meses do ano.

W

Semanal. Código definindo uma previsão para intervalos semanais.

Y

Diário. Código definindo uma previsão para intervalos diários.

T

Quinzenal

D

Descêndial

 

Para o cadastramento das regras no Engine de Regras, é necessário utilizar os programas a seguir apresentados:

  • CDP/CD0025.W – Cadastro de Tipo de Operação

  • CDP/CD0024.W – Configurador de Regras

Observação: Para cada tipo de operação, será necessária uma variável com a mesma nomenclatura.

 

Fluxo das Informações

1. Fluxo Completo do Envio de Pedido de Compra

 Cliente (montadora ou indústria) deseja enviar pedido de compra para o fornecedor: 

  •  O ERP grava o XML do pedido de compra no diretório de saída parametrizado.
  • O Client Neogrid envia o XML do pedido de compra para a validação da NeoGrid.
  • A solução NeoGrid realiza a validação do arquivo enviado e disponibiliza o resultado.
  • O ERP do fornecedor busca as informações da solução NeoGrid. 


2. Fluxo Completo do Recebimento de Pedido de Venda

Fornecedor busca pedido de compra do cliente (varejo, indústria, montadora):

  • A solução NeoGrid recebe o pedido de compra do cliente, realiza as validações e disponibiliza como pedido de venda.
  • O Client Neogrid busca o XML e disponibiliza para a busca do ERP.
  • O ERP busca o XML do pedido de venda do diretório destino, realiza a implantação, gerando um log informando o resultado.

3. Fluxo Completo do Envio de Programação de Entrega

Cliente (montadora ou indústria) deseja enviar programação de entrega para o fornecedor: 

  • O ERP envia inicialmente o XML do pedido de compra para o fornecedor (Fluxo 1).
  • O ERP grava o XML de programação de entrega no diretório de saída.
  • O Client Neogrid envia o XML da programação de entrega para a validação da NeoGrid.
  • A solução NeoGrid realiza a validação do arquivo enviado e disponibiliza o resultado.
  • O ERP do fornecedor busca as programações de entrega da solução NeoGrid e atualiza o pedido de venda.

4. Fluxo Completo do Recebimento de Programação de Entrega

Fornecedor busca programação de entrega do cliente (varejo, indústria, montadora):

  • A solução NeoGrid recebe a programação de entrega do cliente, realiza as validações e disponibiliza como programação de entrega.
  • O Client Neogrid busca o XML e disponibiliza para a busca do ERP.
  • O ERP busca o XML de programação de entrega do diretório destino, realiza a implantação, gerando um log informando o resultado.

5. Fluxo completo do Envio do Aviso de Embarque

Cliente (montadora ou indústria) deseja enviar Aviso de Embarque para o fornecedor: 

  • O ERP grava o XML do Aviso de Embarque no diretório de saída.
  • O Client Neogrid envia o XML do Aviso de Embarque para a validação da NeoGrid.
  • A solução NeoGrid realiza a validação do arquivo enviado e disponibiliza o resultado.
  • O ERP do fornecedor busca as informações da solução NeoGrid.

6. Fluxo do Envio de Pedido de Compra do ERP Datasul para o TSS


7. Fluxo do Recebimento do Pedido de Venda pelo ERP Datasul vindo do TSS


8. Fluxo do Envio de Programação de Entrega do ERP Datasul para o TSS


9. Fluxo do Recebimento da Programação de Entrega pelo ERP Datasul vindo do TSS


10. Fluxo do Envio do Aviso de Embarque pelo ERP Datasul vindo do TSS


Atualizado em 11/11/2020

Este artigo foi útil?
Agradecemos sua avaliação.