StartTOTVS Linha Protheus / Framework

UPDBATCH - Atualização de pacotes em lotes

A ferramenta UPDBATCH permite enfileirar a execução de diversos pacotes SDF de atualização (gerados por Projetos do Gestão de Ambientes, por exemplo), permitindo sua execução em sequência, facilitando e agilizando sua aplicação nos ambientes.

O UPDBATCH exibe na tela o status de aplicação de cada pacote, e em caso de erro de execução, permite retomar a migração. Através do UPDVIEWLOG, é possível conferir o que foi feito no ambiente.

Arquivos de Upgrade de Release não são aceitos no processo em lote.

Disponível a partir da Release 12.1.33 ou LIB com versão igual ou superior a 20211116.



Abaixo detalharemos os passos para execução da ferramenta.


1. Para iniciar a ferramenta, digite UPDBATCH como Programa Inicial no SmartClient


2. Será solicitado o login de Administrador do Protheus


3. Na tela principal são exibidos os ArtefatosConjuntos de atualização. Artefato é cada um dos arquivos atualizáveis que compõem um pacote, como por exemplo o SDFBRA.TXT e o HLPDFPOR.TXT. Conjunto é o agrupamento de artefatos de um mesmo pacote, como por exemplo o pacote de expedição continua do RH.

Não é permito que no conjunto haja mais de um artefato do mesmo tipo. Por exemplo, não podem haver 2 arquivos SDF, ou 2 arquivos de Help para o mesmo país no conjunto. Pode haver apenas 1 SDF e arquivo de Help por país.


4. O primeiro Conjunto já vem previamente criado. Para começar, clique em Adiciona artefato, então navegue até a pasta onde está o arquivo, selecione-o e clique em Abrir.

Obs.: a partir da LIB versão 20220905, a tela de seleção de artefatos passa a ter a possibilidade de seleção múltipla de objetos, com a caixa de diálogo de arquivos do sistema operacional. Caso utilize a versão WebApp, é necessário que este seja da versão 7.0.2 ou superior.


5. Será exibida uma mensagem informando que o Artefato foi incluído com sucesso.


6. Para adicionar o próximo arquivo de atualização, é necessário criar um novo Conjunto.

É obrigatório inserir apenas 1 pacote de atualização (Artefato) por Conjunto.


Clique em Adiciona conjunto. Um novo Conjunto será adicionado abaixo do anterior.


7. Navegue até a pasta onde está o próximo arquivo de atualização, selecione-o e clique em Abrir.


8. O arquivo será adicionado ao segundo Conjunto. Abaixo, podemos ver os arquivos nos 2 Conjuntos. Para prosseguir, clique em Confirmar.


Conforme informado no início desta documentação, arquivos de Upgrade de Release (sdfbra.txt) não são aceitos no UPDBATCH. Caso seja selecionado em algum conjunto um arquivo que contenha marca de release, a tela abaixo será exibida e o processo será interrompido:



9. Nesta tela, deve-se inserir a Descrição deste Lote, e selecionar quais parâmetros de log devem ser armazenados durante a atualização. Algumas opções são obrigatórias e bloqueadas na atualização em lote.


É possível também visualizar as informações de metadados do arquivo de atualização, como Release, descrição do pacote, entre outras. Para isso, clique no botão Outras Ações > Metadados.


10. Para iniciar a atualização em lote, clique em Confirmar. Será exibida uma janela de confirmação.


11. Durante a atualização, o Conjunto que estiver sendo atualizado no momento, aparecerá com status Em processamento, e os próximos ficarão com status Em espera. Quando concluir um lote, este ficará com status Concluído com sucesso. Note que na barra de status Mensagem, no rodapé da página, são exibidas informações sobre o andamento da atualização, como "Tempo de processamento SX3", por exemplo. Cada passo da atualização será exibido, mostrando o tempo que levou para aquela operação ser concluída. (Mensagens de tempo de processamento disponíveis a partir da LIB versão 20220905)


12. Ao final, serão apresentados os botões Log de atualizaçãoSair. Se quiser conferir o log das atualizações efetuadas pelo UPDBATCH, clique no botão Log de atualização, e o log será apresentado, conforme imagem abaixo.

Obs.: melhoria do Log de atualização disponível a partir da LIB versão 20220905.




Se ocorrer algum erro durante a migração, e esta for interrompida, ao reiniciar o UPDBATCH será apresentada uma janela informando que existe uma migração em lote não finalizada, podendo escolher em parar a migração anterior e começar uma nova, ou prosseguir com a migração existente. Vale ressaltar que em ambos os casos, o que já tinha sido atualizado antes, não será desfeito, a atualização será feita novamente por cima da anterior. Caso decida prosseguir com a migração, o programa irá reiniciar a atualização do lote que foi interrompido e continuar com os próximos, e mantém o que já tinha sido completado.


Updated on 27/10/2022
Was this article helpful?  
We appreciate your review.