Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusFinanceiro (SIGAFIN)

SIGACOM - Multas/Bonificação no Documento de Entrada

Dúvida


Qual o procedimento para gerar multa e bonificação no Documento de Entrada? 



Ambiente



Cross Segmentos - Totvs Backoffice Protheus - SIGACOM - Versão 12


 


Solução


Para utilizar esse recurso, o documento de entrada deve ter origem no Pedido de Compras vinculado à medição de contratos; ou seja, é necessário utilizar o procedimento de recebimento de produtos/serviços do Gestão de Contratos, a A multa é avaliada para cada registro, originado a partir de uma medição e empregado na Nota Fiscal de Entrada. 


Procedimento :


No cadastro Tipos de Contratos, configurar os campos Multa/Bonif. e Mult. Manual:

No cadastro de Fórmulas elaborar duas fórmulas, uma para a condição de aplicação de multa e outra para o valor a ser aplicado.


Expressão da condição:


     3. No cadastro de Multas/Bonificações configurar a multa a ser aplicada no momento da digitação do documento de entrada.


Para efetuar a inclusão de uma multa/bonificação é necessário empregar duas fórmulas: a de cálculo do valor e a de condição de aplicação.


A multa ou bonificação não é inserida automaticamente, é necessário um aval do operador para que seja aplicada, mesmo que esteja prevista no contrato. Raramente é aplicada sem que ocorra negociação prévia entre as partes envolvidas (fornecedor e cliente).


5. Para avaliar a multa, no momento da digitação do documento de entrada, clicar em Multas.


As multas podem ser avaliadas a qualquer momento da etapa de inclusão do documento de entrada, mas recomenda-se que sua avaliação seja efetuada apenas quando todos os dados do documento já estiverem informados. Caso contrário, o Sistema poderá avaliar as multas, baseado em informações incompletas.


6. Como padrão, o Sistema efetuará a reavaliação das multas, toda vez que a janela é carregada. Todas as multas existentes são apresentadas como desmarcadas. Confirmar a aplicação, dando duplo clique sobre a multa desejada.


7. Conferir os dados e confirmar a tela para que o Sistema os aplique. A reavaliação automática, realizada pelo Sistema ao carregar a janela, não considera alterações efetuadas posteriormente, por exemplo, marcar uma multa e confirmá-la é um processo que ocorre já com a janela carregada. Nesse caso, somente ao carregar novamente a janela, a situação atual será apresentada.


8. As multas ou bonificações são efetivamente aplicadas na gravação do documento de entrada. O valor resultante, positivo ou negativo, é considerado como acréscimo ou decréscimo do título a pagar, gerado no financeiro, que será gravado nos campos Acréscimo (SE2->E2_ACRESC) e Sld. Acresc. (SE2->E2_SDACRES).


Saiba mais em  : Multa e Bonificação


Updated on 19/08/2022

Was this article helpful?
We appreciate your review.