Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusFinanceiro (SIGAFIN)

Pagamentos instantâneos - PIX

01. VISÃO GERAL


Pagamentos instantâneos (PIX) são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.

As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

O PIX poderá ser transacionado através de APIs e alguns bancos também estão disponibilizando a forma de comunicação do PIX através do modelo CNAB.

Este projeto será liberado em ondas, sendo a primeira onda liberada através da expedição contínua do Financeiro em 09/11/20 com os processos para o uso de Cnab a Pagar (240 posições).  

O CNAB Receber (750 posições), liberado na segunda onda através da expedição contínua do Financeiro em 15/01/21.

O processo está preparado para trabalhar com o modelo de QR CODE Dinâmico.

CNABs validados junto aos nossos clientes serão disponibilizados através do CNAB Cloud (Pagar) e TDN (Receber), mas o sistema está apto a ser utilizado em qualquer banco, bastando realizar a configuração do CNAB conforme manual do banco.


02. CADASTROS


 Modelo de pagamento

Temos 2 novos modelos de pagamento para utilização na rotina de Borderô do Contas a Pagar

  • 45 - PIX - Transferência
  • 47 - PIX - QR Code

Após atualização do ambiente com o pacote de dicionários, estarão disponíveis na tabela 58 - Forma de Pagamento - SISPAG, disponível no Configurador.

 Lançamento Padrão

Para contabilizar o processo de cobranças PIX, criamos dois novos lançamentos padronizados (LPs). Abaixo os detalhes de suas configurações:


54G - Contas a Receber - Transferência de carteira para o PIX

Campo
Conteúdo
Observação
Vlr Moeda 1FWI->FWI_VALOR

Como segunda opção, também podem ser utilizados campos da tabela F71 (F71->F71_VALOR para obter o valor original do título ou F71->F71_VLRPIX para obter o valor da cobrança)

Ressaltamos que a tabela SE1 também estará posicionada para uso, para contabilização dos demais valores presentes no título (como impostos, acréscimo, decréscimo, etc)


54H - Contas a Receber - Transferência de PIX para a carteira

Campo
Conteúdo
Observação
Vlr Moeda 1FWI->FWI_VALORA mesma informação da observação do LP 54G
  • Este LP faz o estorno do LP 54G


Ambos LPs serão acionados:

  • Na contabilização online pela rotina Monitor PIX (FINA890):
    • 54G - Na opção de Gerar CNAB, onde serão gerados os arquivos de remessa CNAB de cobranças PIX. Esta operação é o fato contábil.
    • 54H - Na opção de Gerar CNAB, quando houver títulos em status Cancelamento Solicitado (legenda), onde serão considerados na tela 4 do wizard para envio da solicitação de cancelamento ao banco.
    • Nota: Para que a contabilização online ocorra, a pergunta "Contabiliza Online?" deve estar como "Sim" (parâmetros F12 da rotina Monitor PIX).
    • Mais detalhes desta rotina no decorrer desta página.
  • Na contabilização offline pela rotina Contabilização Offline Multi-Thread (CTBAFIN). 


Lembrando que os lançamentos contábeis relacionados ao PIX devem ser considerados em dias úteis, independentemente de ter sido realizados aos finais de semana e feriados.

 Bancos

No cadastro de bancos, disponibilizamos o novo campo ISPB, que é o Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiro, necessário para envio no CNAB Receber.

Neste link, temos uma lista atualizada : https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf

No cadastro de bancos, disponibilizamos também uma nova tela para relacionamento de Chaves PIX vinculadas ao cadastro de cada banco / agência / conta.

Em Outras Ações no cadastro de Bancos, a nova opção Chaves PIX, permite que sejam vinculadas até 20 chaves PIX por conta, sendo que somente uma pode estar ativa.

As chaves PIX não podem estar em uso em outro banco, já que o DICT do Bacen garante esta integridade no sistema financeiro.

O sistema permitirá as chaves do tipo : e-mail, número de telefone celular, CPNJ e aleatória.

Esta nova tabela que armazenará as chaves Pix dos bancos (tabela F70) deve ter o mesmo compartilhamento da tabela de bancos (tabela SA6) do ambiente.

 Fornecedores

No cadastro de fornecedores, disponibilizamos uma nova tela para relacionamento de Chaves PIX vinculadas ao cadastro de fornecedores.

Em Outras Ações no cadastro de Fornecedores, a nova opção Chaves PIX, permite que se vinculem Chaves PIX ao mesmo, sendo que somente uma pode ser ativa por vez.

As chaves PIX não podem estar em uso em outro fornecedor, já que o DICT do Bacen garante esta integridade no sistema financeiro.

O sistema permitirá as chaves do tipo : e-mail, número de telefone celular, CNPJ/CPF e aleatória.

Esta nova tabela que armazenará as chaves Pix dos fornecedores (tabela F72) deve ter o mesmo compartilhamento da tabela de fornecedores (tabela SA2) do ambiente.

Para transferências PIX (Modelo 45) onde não se informam os dados PIX do fornecedor, são necessários os campos de Banco, Cod. Agência, Cta Corrente e Tp. Cta. For preenchidos, para que a transferência ocorra com sucesso.

 Clientes

No cadastro de complemento de cliente (acionando em Outras Ações, Complemento do Cliente), disponibilizamos 2 novos campos, Gera PIX e E-mail PIX.

No campo Gera PIX, deve-se informar se o cliente terá ou não seus títulos gerados pela rotina de faturamento com a forma de pagamento PIX, onde:

  • A opção 1, indica que o mesmo não deseja receber e-mail padrão do sistema (em desenvolvimento) com o QR Code do PIX, somente a geração do mesmo
  • A opção 2, indica que o mesmo deseja trabalhar com PIX e receber e-mail padrão do sistema (em desenvolvimento) com o QR Code do PIX
  • A opção 3, indica que ele não deseja ter seus títulos gerados automaticamente pelo faturamento na forma de pagamento PIX. (opção padrão)
 Situação de Cobrança

No cadastro de Situação de Cobrança, uma nova pergunta foi criada "Situação PIX" com o objetivo de identificar que títulos nessa situação de cobrança são da forma de pagamento PIX.

O sistema permite somente uma situação de cobrança com esta característica (Situação PIX = Sim).

Em uma nova instalação, esta situação tem o código K. Para instalações já existentes, a próxima disponível será criada com esta característica.


03. CONTAS A RECEBER


Com a solução PIX, o sistema passa a permitir que um título seja enviado para um Banco A através de borderô e também tenha um PIX gerado eventualmente em até outro banco.

Todo o conceito e tabelas existentes de borderô foi mantido e passamos a controlar o PIX em nova entidade.

Abaixo, cenários possíveis :

  • Cenário A : Título com PIX
    • Situação de Cobrança = K (nova situação criada com a opção Situação PIX = Sim)
    • Informação do título na entidade Monitor PIX
  • Cenário B : Título em Cobrança Simples
    • Situação de Cobrança = 1 (simples)
    • Não possui informação do título na entidade Monitor PIX
  • Cenário C : Título em Cobrança Simples e PIX
    • Situação de Cobrança = 1 (simples), prevalecendo a situação do borderô
    • Informação do título na entidade Monitor PIX

Para boletos, a chave forte que identifica um título no sistema bancário é o conteúdo do campo E1_IDCNAB.

Já para o PIX, também temos uma chave forte, que é chamada de TRANSACTION ID (TXID) nos manuais do PIX, e que no sistema fica armazenado na tabela Monitor PIX, no campo F71_IDTRAN.


 Layout de Remessa CNAB Modelo 1

Esta rotina não precisou de ajustes, já que permite nativamente a configuração dos novos blocos dos layouts dos principais bancos.


Novas Funções

Estão disponíveis as seguintes novas funções para uso no Layout de Remessa CNAB Modelo 1

  • CNABDJUR()
    • Caso o título tenha juros, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o acréscimo de juros no valor original (ex: 20210120). Caso não tenha, será retornado o conteúdo "00000000"
  • CNABDMULT()
    • Caso o título tenha multa, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o acréscimo da multa no valor original. Caso não tenha, será retornado o conteúdo "00000000"
  • CNABDDESC()
    • Caso o título tenha desconto, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o abatimento do desconto no valor original. Caso não tenha, será retornado o conteúdo "00000000"


 Complemento de Título

No complemento de título do cadastro de contas a receber, foi criada uma nova aba denominada PIX, onde teremos um novo campo (Gera PIX) que armazenará a informação se o título poderá ser recebido através da forma de pagamento PIX ou não.

Com a alteração deste campo (Gera PIX) para Sim, o processo PIX é iniciado, gerando a informação no Monitor PIX ou com o conteúdo igual a Não, é solicitado o cancelamento do respectivo PIX.

Este campo não é habilitado para títulos do tipo RA (Recebimento Antecipado), já que o processo de recebimento já ocorreu.

Para títulos de clientes que estejam configurados com o campo Gera PIX com 1 ou 2, no complemento de cliente, o campo Gera PIX do complemento de título já inicializa automaticamente com Sim, quando da geração destes títulos.

 Retorno CNAB

Esta rotina passa a tratar os novos layouts de 750 posições dos títulos a receber PIX, através de nova opção 'Modelo PIX' na pergunta : Configuração CNAB, que antes possuía as opções 'Modelo 1' e 'Modelo 2' apenas.

Como o funcionamento do PIX permite agora que um título esteja em borderô e PIX simultaneamente, esta rotina passa a cancelar automaticamente um fluxo, quando o outro é finalizado.

Exemplo : 

  • Fluxo 1 : Foi colocado o título no borderô e enviado para o Banco A
  • Fluxo 2 : Foi emitido o PIX para o Banco B do mesmo título
  • Então, se o borderô for pago no Banco A (Fluxo 1), no momento do processamento desta baixa, a rotina dispara automaticamente o processo de Solicitação de Cancelamento do PIX no Banco B (Fluxo 2).
  • Ou, se o PIX for pago no Banco B (Fluxo 2), no momento do processamento desta baixa, a rotina cria automaticamente a instrução de cancelamento do título no borderô do Banco A (Fluxo 1), para posterior envio ao banco através da rotina Instrução de Cobrança (FINA151).
 Monitor PIX

Esta nova rotina é a responsável por todo o controle de títulos que podem ser recebidos pela forma de pagamento PIX. 

Ela deve ser inserida no Menu Atualizações, Comunic. Bancária. O seu código é FINA890.

Todo o título, gerado pelo financeiro ou pelo faturamento, que tenha o campo Gera PIX = Sim, automaticamente estará relacionado no Monitor PIX.

Esta nova tabela que armazenará as informações dos títulos em PIX (tabela F71) deve ter o mesmo compartilhamento da tabela de títulos a receber (tabela SE1) do ambiente.

Legendas dos títulos na rotina Monitor PIX:

Legenda

Comportamento da rotina

1 - A Gerar CNAB 

É o primeiro passo de um título PIX. Indica que o mesmo está disponível para ser enviado à instituição financeira para registro através da opção Gerar, onde teremos a montagem do arquivo CNAB. 

2 - CNAB Gerado 

Após a geração do arquivo CNAB, o título passa para este status.

3 - QR Code Gerado 

No processamento do retorno do CNAB, com a confirmação de registro pelo banco, recebemos a informação do QR Code que representará o título no sistema PIX, permitindo disponibilizar a informação ao cliente.

4 - Cliente Notificado 

Com a informação disponível do QR Code, através da geração do relatório (Imprimir PIX) com os respectivos QR Code, o título passa para este status. 

5 - Recebimento Confirmado 

Após novo processamento de retorno do CNAB, agora com a confirmação do recebimento realizado pelo cliente, o título passa para este último status, indicando o recebimento e baixa do respectivo título.

6 - Cancelamento Solicitado

Sempre que se fizer necessário o cancelamento de um título do sistema PIX, este passará a ter este status, indicando que o mesmo deve ser enviado ao banco. Sempre que a rotina de geração for enviada, ela automaticamente irá verificar se existe alguma

7 - Cancelamento enviado ao banco

Solicitação a ser enviada e colocará esta solicitação no arquivo CNAB gerado. 

8 - Cancelado

No processamento do retorno do CNAB, com a confirmação do banco que o PIX foi cancelado, esta informação será disponibilizada através deste status.


Opções disponíveis no Monitor:

 Gerar

Através desta opção, será possível montar os arquivos de CNAB PIX para envio ao respectivo banco.

A rotina analisará os bancos configurados com chave PIX principal e com Parâmetros de Banco configurado, e através de um Wizard guiará o usuário para escolher os títulos passíveis de solicitação de registro PIX em cada banco selecionado.

Nesta mesma operação, o sistema também colocará no respectivo arquivo CNAB as eventuais solicitações de cancelamento PIX do respectivo banco. Estas solicitações de cancelamento serão feitas por diversos pontos do sistema quando, por exemplo, o saldo de um título for alterado.

O Wizard possui as seguintes características :

  • Possui as seguintes validações iniciais, sem as quais não é executado
    • Avalia se existem títulos com Status : A Gerar CNAB ou Cancelamento Solicitado. 
    • Se existem Bancos com Chave Pix configuradas como Principal.
    • Se existe o cadastro de Parâmetro de Bancos configurado para os bancos localizados acima. O parâmetro de banco em questão deve ter o campo Nro Bytes = 750, para indicar que trata-se do PIX.
  • Primeira Tela - Apresentação da rotina
    • Apresenta as funcionalidades da rotina
  • Segunda Tela - Seleção de Bancos
    • Apresenta os bancos configurados que apresentam chave PIX e estejam parametrizados para escolha do usuário, já que são passíveis de geração de PIX. Vários bancos podem ser selecionados ao mesmo tempo.
    • Neste momento, o usuário pode alterar o tipo e chave PIX que eventualmente cada banco tenha em seu cadastro para uso nesta geração de arquivo PIX
    • A coluna Arquivo de Configuração, passível de edição pelo usuário se necessário,  é preenchida automaticamente, se o sistema identificar na pasta system do ambiente o arquivo de configuração no formato nnn_PIX.RET, onde nnn é o código do banco. 
    • A coluna Arquivo de Saída, passível de edição pelo usuário se necessário, é preenchida automaticamente, com o código do banco, ano, mês, dia, hora e minuto da geração com a extensão informada no parâmetro de banco. Utilizamos nesta coluna também a informação (se preenchida) do parâmetro MV_LOCENV.
  • Terceira Tela - Seleção de Títulos
    • Esta tela é apresentada para todos os bancos selecionados na segunda tela.
    • Ela apresenta todos os títulos que podem ser enviados aos bancos para ter o registro PIX. Para o primeiro banco, temos todos os títulos com status A Gerar CNAB. À medida que alguns forem escolhidos para o primeiro banco, não são mais disponibilizados para o segundo banco e assim sucessivamente. 
  • Quarta Tela - Cancelamentos
    • Aqui são apresentados os títulos que tiveram o cancelamento PIX solicitado para os bancos selecionados na tela 2. Estes são incluídos automaticamente em cada arquivo CNAB gerado do seu respectivo banco.
  • Quinta Tela - Geração de Arquivos
    • A cada arquivo gerado, apresentamos sucesso da operação e o nome do arquivo gerado.
 Visualizar

Através desta opção, será possível verificar detalhes daquele título no tocante ao PIX, como data e hora de envio do mesmo, data e hora de cancelamento, cliente, entre outras informações pertinentes ao processo.

 Imprimir PIX

Através desta opção, será possível imprimir um relatório com informações dos títulos e respectivos QR Code para envio aos clientes. Esta rotina só imprimirá títulos que já obtiveram o registro no sistema PIX e já tem a informação do QR Code disponível no sistema. Esta informação fica disponível após o retorno do CNAB PIX com a respectiva confirmação de inclusão no sistema PIX com sucesso.

 Reenviar E-mail

Através desta opção, será possível reenviar e-mails para notificar os clientes sobre as cobranças PIX, disponibilizando o QR Code para pagamento (mesmo modelo do relatório PIX, opção "Imprimir PIX"). Isso é possível quando o PIX se encontra em status "QR Code Gerado" (legenda), ou seja, após ser enviado ao banco pela remessa de CNAB e receber o retorno de Entrada Confirmada.

  • Parâmetros utilizados
    1. Título posicionado - Define se o envio do e-mail da cobrança PIX através do QR Code será apenas para o título posicionado no browse. Se sim, as demais perguntas serão desconsideradas. Se não, as demais perguntas deverão ser devidamente preenchidas.
    2. Emissão De/Até - Define o intervalo de datas em que serão filtrados os títulos PIX pela data de emissão (o filtro considera a tabela F71 e não a tabela SE1, mas a informação é a mesma).
    3. Vencimento De/Até - Define o intervalo de datas em que serão filtrados os títulos PIX pela data de vencimento (o filtro considera a tabela F71 e não a tabela SE1, mas a informação é a mesma).
    4. Cliente - Define o cliente ao qual será enviado o e-mail de cobranças PIX para informe, caso a pergunta Título Posicionado ? esteja como Não.
    5. Loja - Define a loja do cliente ao qual será enviado o e-mail de cobranças PIX para informe, caso a pergunta Título Posicionado ? esteja como Não.  
 Configurar

Esta opção permite a configuração permite a configuração das cartas de cobrança, mensagem enviada junto a carta de cobrança e QR Code e parametrizar o valor PIX que será enviado no arquivo de remessa.

A tela é dividida em três grids (linhas):

  • Grid 1 - Carta de Cobrança 
    • Código Layout Inclusão e Código Layout Exclusão - Nestes campos, deve-se informar o modelo de carta de cobrança utilizados para enviar ao cliente os novos títulos PIX gerados, assim, como os títulos PIX cancelados.
  • Grid 2 - Mensagem Padrão
    • Campo para que o cliente possa colocar uma mensagem que será enviada para todos os clientes junto (Dentro) ao QR CODE para que o usuário pagador possa saber quem enviou
  • Grid 3 - Parâmetros de Valor PIX
    • Esta configuração determina a forma de calcular o valor do campo Valor PIX (F71_VLRPIX). Este campo pode ser utilizado na geração do arquivo de remessa, bastando para isso, utilizá-lo no layout de remessa PIX. 
    • A configuração do Valor PIX pode considerar : o valor do saldo de acréscimo ou decréscimo, os valores acessórios (FINA035) e/ou os impostos gerados na emissão ou que serão gerado na baixa do título.
    • Caso o cliente queria assumir o valor a ser enviado para o banco de forma personalizada, foi criado o ponto de entrada FINVLPIX.
    • Para mais informações sobre este ponto de entrada acesse o link - Ponto de Entrada - FINVLPIX.
 Cancelar

O processo de cancelamento da cobrança PIX pela rotina Monitor PIX ocorre de acordo com o status do título em PIX (F71_STATUS).

Veja abaixo um quadro explicando o comportamento do cancelamento com relação ao status do título em PIX:


Status do título em PIX / Legenda

Comportamento da rotina

1 - A Gerar CNAB 

O título será cancelado (F71_STATUS = 7 e FKF_RECPIX=2).

2 - CNAB Gerado 

Mensagem em tela dizendo que o CNAB foi gerado e que está aguardando retorno do banco.

3 - QR Code Gerado 

O título ficará com status de solicitado ao banco (F71_STATUS = 6 e F71_SOLCAN =1).

4 - Cliente Notificado 

O título ficará com status de solicitado ao banco (F71_STATUS = 6 e F71_SOLCAN =1).

5 - Recebimento Confirmado 

Mensagem em tela informando que o pagamento já foi processado.

6 - Cancelamento Solicitado

Mensagem em tela informando que o cancelamento já foi solicitado ao banco.

7 - Cancelamento enviado ao banco

Mensagem em tela informando que o cancelamento já foi enviado ao banco.

8 - Cancelado

Mensagem em tela informando que o título está cancelado.


04. CONTAS A PAGAR


 Complemento de Titulo

No complemento de título do cadastro de contas a pagar, numa nova aba criada PIX, teremos um novo campo que armazenará a informação correspondente ao QR Code daquele título recebido.

Este campo poderá receber então o conteúdo do QR Code pelo menos de duas formas :

  • Leitor de QR Code conectado ao computador
  • Através do aplicativo barcode_scan.exe disponibilizado pela TOTVS para este fim (clique aqui para mais informações e download), que deve estar na pasta do SmartClient do sistema. Este aplicativo será iniciado através da opção Outras Ações >> Ler Qr Code Pix. Com este aplicativo, pode-se navegar entre e-mails, PDFs, imagens, onde o QR Code que representa o PIX do título posicionado está disponível e realiza-se então a 'digitalização' da imagem. Com o sucesso da leitura, a informação para a Área de Transferência do computador. Deve-se então se posicionar no campo em questão e com o Colar do Windows (CTRL + V), a informação ficará vinculada ao título.

Com a informação disponibilizada no campo, quando o usuário sair do campo, o sistema interpretará o QR Code informado e mostrará algumas informações como Beneficiário, Valor, Moeda, Cidade, País e CEP daquele título, para que o usuário possa validar se não realizou a digitalização do QR Code errado.

 Cnab Cloud

Através da rotina Wizard Cnab Cloud disponibilizaremos o layout que atenda ao Cnab, do Contas a Pagar de 240 posições dos principais bancos, facilitando a configuração dos respectivos layouts.

 Configurador CNAB Modelo 2

Esta rotina não precisou de ajustes, já que permite nativamente a configuração dos novos blocos dos layouts dos principais bancos.


Novas Funções

Estão disponíveis as seguintes novas funções para uso no configurador CNAB Modelo 2

  • FNRETPIX(nOpcao)
    • Com o parâmetro 1, a função retornará o Tipo de Chave PIX ativa para o fornecedor selecionado
    • Com o parâmetro 2, a função retornará a Chave PIX ativa para o fornecedor selecionado
    • Com o parâmetro 3, a função retornará se a transferência (Modelo 45) será através de conta corrente ou chave PIX (neste caso, uma chave deve estar configurada no fornecedor selecionado)
  • FNURLPIX()
    • Retornará a URL extraída do QR Code informado no título posicionado
 Borderô de Pagamento (FINA240 e FINA241)

Estas rotinas passam a validar os novos modelos 45 - PIX Transferência e 47 - PIX QR Code, onde estes somente poderão ser utilizados se o banco / agência / conta do borderô, possuir uma chave PIX ativa, através do cadastro de bancos, outras ações, chaves PIX. 

  • O modelo 45 - PIX Transferência deve ser escolhido para montagem de borderôs para realização de transferência de valores para os fornecedores. O fornecedor destes títulos devem necessariamente ter uma chave PIX ativa no respectivo cadastro de Chaves PIX do fornecedor.
  • O modelo 47 - PIX QR Code deve ser escolhido para montagem de borderôs de pagamentos dos títulos que possuam o QR Code 'digitalizado' no respectivo campo do complemento do título, aba PIX.
 Retorno CNAB

Esta rotina não precisou de ajustes, e será a responsável por processar o retorno do CNAB PIX, realizando a baixa dos títulos, como ocorre hoje com um CNAB tradicional.

SISPAG

A rotina FINA300 - SISPAG, disponível no menu Atualizações / Comunicação Bancária não foi alterada para o processamento de CNAB com a forma de pagamento PIX, já que o processo implementado atende também o arquivo CNAB 240 posições - Sispag !


05. TABELAS E CAMPOS UTILIZADOS

AI0 - Complemento de Cliente (Contas a Receber)

AI0_RECPIX - Gera PIX

AI0_EMAPIX - E-mail PIX

FKF - Complemento de Título

FKF_RECPIX - Gera PIX - (Contas a Receber)

FKF_PAGPIX - QR Code - (Contas a Pagar)

FRV - Situação de Cobrança

Situação PIX - (Contas a Receber)

F70 - Chaves PIX do Banco (Ambas Carteiras)

F71 - Monitor PIX (Contas a Receber)

F72 - Chaves PIX do Fornecedor (Contas a Pagar)

SA6 - Bancos

A6_ISPB - Cód. ISPB (Contas a Receber)


Updated on 05/07/2021

Was this article helpful?
We appreciate your review.