01. VISÃO GERAL
O registro online de pagamento tem por finalidade viabilizar a integração de pagamentos dos títulos a pagar entre o ERP e os bancos, utilizando comunicação com API's (Application Programming Interface).
Bancos Homologados: Banco do Brasil
02. CONFIGURAÇÃO
- Para transmissão do pagamento para a entidade financeira é necessário que o ambiente esteja com o serviço de agendamento (Schedule) configurado. Para mais informações sobre a configuração do Schedule.
- Ao realizar a configuração de uma conta será verificado a necessidade de criação do Job FINA717 de transmissão dos pagamentos.
03. FLUXO DE EXECUÇÃO
- Informar o banco oficial no campo A6_BCOOFI com o código do banco FEBRABAN no cadastro do banco.
- Configurar o cadastro de Parâmetros de Banco (Subconta) - FINA130. (Cada banco pode possuir uma configuração especifica nos parâmetros de banco, para mais detalhes dos campos que devem ser preenchidos, veja a documentação especifica por banco).
- Realizar Configuração de Contas (Pagar e Receber) - FINA710 no menu do Novo Gestor Financeiro. Algumas informações que serão enviadas para o banco não serão configuráveis via leiaute, ou seja, serão dados já contidos nas tabelas envolvidas no processo de transmissão, portanto se atente ao preenchimento dos campos descritos abaixo de acordo com o modelo de pagamento que será utilizado na geração do borderô:
Transmissão de pagamento do boleto (Modelo de pagamento 30 e 31)
- Código de barras - E2_CODBAR
Transmissão de pagamento de guias não compensáveis com código de barras (Modelo de pagamento 13)
- Código de barras - E2_CODBAR
- Transmissão de pagamento para uma GPS (Modelo de pagamento 17)
- Código da Receita do Tributo - E2_RETINS
- Número de identificação do contribuinte. - E2_CNPJRET
- Transmissão de pagamento de uma DARF (Modelo de pagamento 16 e 18)
- Código da Receita do Tributo - E2_CODRET
- Transmissão de uma transferência PIX (Modelo de pagamento 45)
- As chaves PIX que serão utilizadas, devem estar previamente configuradas no cadastro de fornecedores, para mais detalhes sobre o processo acesse a documentação Pagamentos instantâneos - PIX
- Gerar borderô informando a Subconta configurada, para o correto funcionamento é necessário marcar o checkbox "Registro de pagamentos online". (A geração de borderô para transmissão online de pagamentos deve ser feito através das rotinas FINA240 e FINA241)
- Configurar o job FINA717 no schedule do módulo configurador que realizará, o job será responsável pela transmissão do pagamento. (Para mais detalhes acesse a documentação Configuração dos jobs - comunicação bancaria online)
- Monitoramento do status pelo Monitor de pagamentos com pendência no Novo Gestor Financeiro. (O status EM PROCESSAMENTO no monitor de pagamentos com pendências, significa que os dados estão sendo validados pelo banco, essas validações podem levar em média 15 minutos).
- Configurar o job FINA718 no schedule do módulo configurador, o job será responsável por baixar os títulos a pagar no ERP. (Para mais detalhes acesse a documentação Configuração dos jobs - comunicação bancaria online)
- Monitoramento das baixas e falhas do job FINA718 através do Log Retorno (Baixas) no Novo Gestor Financeiro.
04. TABELAS UTILIZADAS
- SA6 - Bancos
A6_CFGBOLP - Configuração do leiaute.
A6_CFGAPIP - Habilitado para uso de API.
A6_BCOOFI - Código no Banco Central.
- SEA - Títulos Enviados ao Banco
EA_BORAPI - Borderô para transmissão por API.
EA_TRANSF - Status de Transferência.
EA_APIMSG - Mensagem da API.
EA_APILOG - Eventos da API.
EA_APIMAIL - Status do envio do E-mail.
EA_SUBCTA - Subconta para transmissão por API.
EA_IDTRANS - Id do pagamento transmitido ao banco.
- SE2 - Contas a pagar
- SEE - Parâmetros de Banco
EE_IDTRANS - Id da transação que será utilizado na transmissão dos pagamentos
EE_LIBEAUT - Define se a liberação do pagamento será feita de forma automática