Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusFinanceiro (SIGAFIN)

Conciliação Automática

01. VISÃO GERAL

Essa rotina tem como objetivo realizar a conciliação bancária de forma automática, utilizando-se do arquivo de retorno bancário para extratos de uma ou mais contas correntes. A conciliação permite confrontar o extrato bancário com a movimentação bancária registrada no sistema. Seu resultado final é similar à rotina de Conciliação Bancária Manual (FINA380). A diferença entre elas é que a Conciliação Automática é feita dinamicamente através de um arquivo de extrato bancário obtido pelo próprio banco, informando quais títulos foram processados. Ambas rotinas atualizam o registro de movimento bancário (tabela SE5), mas a Conciliação Automática atualiza também o registro de importação do extrato bancário (tabelas SIF/SIG).


Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Dado o arquivo de extrato bancário de exemplo "bco_123.ret" e o arquivo de configuração correspondente "bco_cfg.rec" (onde o mesmo pode ser desenvolvido a partir das rotinas Conf Extrato Banc e Extrato Febraban no módulo Configurador >> Ambiente, e a definição de qual rotina utilizar para desenvolver o layout está na estrutura do layout), como pré-requisito, devemos cadastrar os Parâmetros de Banco para a conta bancária envolvida nesta operação. Alguns campos relevantes  neste cadastro, além dos campos obrigatórios:

  • Atualizações >> Cadastros >> Parâmetros de Banco 

    Campo
    Valor Sugerido
    ExtensãoRET
    Nro.Bytes400
    Formato Data4
    Bytes Extrat240 (o conteúdo padrão seria "200", mas geralmente o layout utilizado para conciliação de extrato possui 240 posições)

    Essas informações são armazenadas na tabela SEE.

  1. Acessar Atualizações >> Movimentos Bancários >> Conciliação Automática
  2. Clicar no botão "+ Importar", localizado no cabeçalho
    1. No wizard, clicar em "Avançar", onde na tela seguinte, será solicitado o preenchimento dos campos:
      • Banco
      • Agência
      • Conta
      • Sub-Conta (cadastrada nos Parâmetros de Banco)
      • Descrição
    2. Após o preenchimento dos campos citados acima, clicar em "Avançar", onde na tela seguinte, será informado o caminho para o arquivo de extrato e para o arquivo de configuração:
      • Arquivo Conf. (caso o arquivo esteja na pasta System, basta informar o nome do arquivo e sua  extensão:  "bco_cfg.rec")
      • Arquivo Extrato (caso o arquivo esteja na pasta System, basta informar o nome do arquivo e sua  extensão: "bco_123.ret")
    3. Clicar no botão "Finalizar"
  3. Clicar no botão "Conciliar", localizado no cabeçalho
    1. Na tela de parâmetros:
      • Banco
      • Agência
      • Conta
      • Data De / Até (intervalo de datas considerado para filtrar os movimentos à conciliar)
    2. Clicar em "OK"
  4. Agora, na tela de conciliação, é possível selecionar as sequências dos movimentos bancários à serem conciliados, dando um duplo-clique na linha
  5. Ao clicar no botão "Confirmar", a conciliação é realizada. O movimento bancário na tabela FK5/SE5 é atualizado para "Conciliado" com sua data de conciliação. Também são atualizados os saldos bancários (SE8) e os registros de importação (SIG). 
  6. Saiba mais sobre as operações possíveis na tela de conciliação no próximo tópico.


03. OPERAÇÕES

Tela de Conciliação > Outras Ações 

Ação
Descrição
Efetivação

Esta opção deve ser utilizada quando comprovadamente o movimento bancário não está na tabela de movimentações bancárias (SE5).

A efetivação do movimento não deve ser feita em caso de dúvida, já que gera movimento bancário e efetua alteração nos saldos bancários.

Cancelar EfetivaçãoEsta opção deve ser utilizada quando houver a necessidade de cancelar uma conciliação já efetivada, seja em conciliações anteriores ou na conciliação corrente.
Ignora MovimentoEsta opção deve ser utilizada quando houver a necessidade de marcar como "ignorado" um movimento que não foi localizado em suas movimentações bancárias.
Ignora Conc. Anterior

Esta opção deve ser utilizara quando desejar verificar se os movimentos não-conciliados existem em suas movimentações marcados como conciliados.

Cabe ao usuário avaliar se os movimentos marcados como conciliados anteriormente estão corretos conforme o seu extrato importado.

A opção de dar um duplo-clique no movimento desejado, pode oferecer duas funções:

  • Marcar um movimento para conciliação (caso ele não esteja conciliado)
  • Marcar um movimento para desconciliação (caso a conciliação já tenha sido efetivada)


Importante

As ações possíveis no duplo-clique não efetivam a operação dinamicamente. É preciso confirmar a tela para a efetivação da operação quando utilizado o duplo-clique.

Para mais informações sobre layout de extrato acesse - FIN0003_CAUT_Layout_para_Conciliacao_Automatica


Movimentos de Estorno ou Cancelamento

  • Para visualizar os movimentos de baixa e seus respectivos estornos ou cancelamentos, a pergunta "Exibe Baixas com Estorno?" (F12) deve estar como "Sim".


Saiba mais sobre os status em que um movimento pode se encontrar, e suas respectivas legendas

04. LEGENDAS

Quadro de legendas sobre os registros de importação localizados na browse da rotina:



         Quadro de legendas sobre os registros de importação localizados na tela de conciliação (botão "Conciliar") da rotina:






Chave para conciliação

Após a importação do arquivo de extrato, a rotina irá conciliar o extrato com os movimentos financeiros utilizando as seguintes condições:

  • Chave completa:
    • Agencia + Conta + Número + Data + Valor + Pagar/Receber (E5_AGENCIA + E5_CONTA + E5_NUMCHEQ + E5_DTDISPO + E5_VALOR + E5_RECPAG)
  • Chaves parciais:
    • Agencia + Conta + Número + Valor + Pagar/Receber (E5_AGENCIA + E5_CONTA + E5_NUMCHEQ + E5_VALOR + E5_RECPAG)
    • Agência + Conta + Data + Valor + Pagar/Receber (E5_AGENCIA + E5_CONTA + E5_DTDISPO + E5_VALOR + E5_RECPAG)

05. INFORMAÇÕES TÉCNICAS

          Tabelas utilizadas pela rotina:

  • SIF - Cabeçalho do Extrato Bancário
  • SIG - Registros do Extrato Bancário
  • FK5 - Movimentações Bancárias
  • SE5 - Movimentações Bancárias

Updated on 03/10/2022

Was this article helpful?
We appreciate your review.