Ambiente
Microsiga Protheus – Financeiro – A partir da versão 12
Solução
A rotina Liberação Para Baixa (FINA580) será executada somente se o parâmetro MV_CTLIPAG estiver configurado com o valor T, que significa que o sistema verifica se a Dt. Liberação campo E2_DATALIB está preenchido ou caso contrário não controla essa validação apresentando a mensagem “Esta rotina só será executada quando o parâmetro MV_CTLIPAG = T”
Caso só exista a necessidade de consistir em liberação de títulos com valor acima de uma determinada quantia, basta configurar o parâmetro MV_VLMINPG. Isso fará com que para valores abaixo do que foi informado no parâmetro MV_VLMINPG, a liberação seja feita automaticamente.
Exemplo: Ao preencher o parâmetro MV_VLMINPG = 1000 (sem milhar) o sistema não validará nenhum valor de título menor que este (para efeito da liberação da Baixa).
Então poderá ser incluído um título no Valor de R$ 999,99 que o sistema não solicitará que o mesmo seja liberado.
O parâmetro MV_CANLIPG verifica se um título já liberado para pagamento (campo E2_DATALIB preenchido) e que tenha sofrido alguma alteração deverá ser liberado novamente. Se igual a "S", deve ser liberado novamente.
O parâmetro MV_ALTLIPG verifica se o título liberado para pagamento pode ter o valor alterado. Se = S títulos já liberados poderão sofrer alteração em seu valor.
Importante
A liberação de pagamentos pode ser efetuada de duas formas:
1-Liberação manual: feito título a título, em que o sistema apresenta seus dados na tela;
2-Liberação automática: permite que vários títulos sejam selecionados por meio de uma filtragem por fornecedor, portador, vencimento, valores e tipos de títulos.
Saiba mais:
Caso o título seja criado pelo documento de entrada, preencha o código de aprovador no parâmetro MV_FINAPXX.
Exemplo:
MV_FINAP01, será inserido o código de aprovador para títulos de moeda 01.
MV_FINAP02, será inserido código de aprovador para títulos de moeda 02.