Base de Conhecimento: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusFinanceiro (SIGAFIN)

Como funciona Debito Direto Autorizado (DDA) no Protheus?

Dúvida
Como funciona Debito Direto Autorizado (DDA) no Protheus?

Ambiente
Microsiga Protheus - Financeiro - A partir versão 11.80

Solução
Ao contrário do processo tradicional de comunicação bancária, quando o Protheus gera o arquivo de remessa e encaminha para Banco, o DDA inicia-se quando o banco encaminha o arquivo de retorno e este arquivo é importado em: Financeiro, Atualizações, Comunicação Bancária>Retorno de Pagamentos (FINA430).
Ao importar o arquivo, são gravadas as informações: códigos de barras, data de vencimento e fornecedor na tabela FIG.
Com as informações gravadas na tabela FIG, acesse: Financeiro, Atualizações, Comunicação Bancária> Conciliação DDA (FINA260) e efetue conciliação que nada mais é que gravar o campo: E2_CODBAR baseado nos códigos de barras na tabela: FIG.

Importante:
Conforme a informação acima, o processo de DDA não realiza baixa nos títulos. Apenas efetua a integração dos códigos de barras que consta no arquivo de retorno e grava nos títulos a pagar no campo: (E2_CODBAR).
Ao realizar a baixas destes títulos, poderá gerar um arquivo de remessa e encaminhar para banco. E consequentemente o banco encaminhará um novo arquivo de retorno e com isso baixar os títulos, ou acesse: Financeiro, Atualizações, Contas a Pagar, Baixa Automática.


Updated on 11/08/2021

Was this article helpful?
We appreciate your review.