Moedas (MATA090 - SIGAFAT)

Esta rotina permite o cadastro das taxas de moedas. A manutenção das taxas deve ser efetuada diariamente, inclusive aos finais de semana, pois todos os cálculos em outras moedas dependem do preenchimento destas taxas.

O Protheus já vem configurado com cinco moedas (1 padrão = Real e 4 alternativas). Sempre que o sistema é carregado com uma nova data de processamento, é solicitada a taxa das quatro moedas alternativas. Entretanto, caso o cadastramento das moedas não seja feito neste momento, os dados poderão ser informados posteriormente.

O sistema também permite que além das cinco moedas previamente configuradas, possam ser cadastradas outras até o limite de 99 moedas, desde que utilizando os parâmetros descritos a seguir na Configuração de moedas.

As moedas podem tratar também de índices de reajuste, como UFIR, UFESP, IGP, etc, no entanto apenas uma será utilizada como referência para casos de correções.

Uma forma prática de atualizar as taxas das moedas por determinado período é efetuando as suas Projeções. O sistema está preparado para cadastrar as  taxas das moedas até o limite de 99 moedas.

Da 2ª à 5ª moeda os respectivos campos são de M2_TXMOED2 a M2_TXMOED5; da 6ª à 9ª moeda, os campos são de M2_TXMOED6 a M2_TXMOED9 e da 10ª à 99ª moeda os campos são M2_TXMOE10 a M2_TXMOE99.

Por se tratar da moeda padrão, não há projeção para a moeda 1.

Configuração de moedas - Dentro do ambiente Configurador:

  • Para configurar da 1ª à 5ª moeda estão disponíveis os parâmetros de MV_MOEDA1 a MV_MOEDA5, neste parâmetro deverá informar-se o nome da moeda.
  • Para configurar da 6ª à 9ª moeda, estão disponíveis os parâmetros de MV_MOEDAP6 a MV_MOEDAP9.
  • Para configurar da 10ª à 99ª moeda, estão disponíveis os parâmetros de MV_MOEDP10 a MV_MOEDP99.

A configuração dos símbolos deve efetuar-se pelos parâmetros MV_SIMBX até a 9ª moeda, e pelo parâmetro MV_SIMBXX da 10ª até 99ª moeda.



Procedimentos

Para incluir taxas de moedas:

  1. Na janela de Manutenção de Moedas, selecione a opção "Incluir". O sistema apresenta a tela de inclusão.
  2. Preencha os dados conforme orientação

Updated on 18/05/2023
Was this article helpful?  
We appreciate your review.