Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusFaturamento (SIGAFAT)

Controle de Numeração do Documento de Saída no Protheus

Ajuste do Controle de Numeração Automática para Documento de Saída

Produto:

Microsiga Protheus

Ambiente: Faturamento (SIGAFAT)

Ocorrência:

Ajuste do Controle de Numeração automática do Documento de Saída no Protheus

Neste documento você verá:


Exclusividade de Séries por Filial

Independente se o controle de sequência automática da numeração é via SX5 , LS ou SD9, o controle de Séries do Protheus sempre será via SX5.


Se a SX5 e seus registros forem compartilhados, então as séries estarão disponíveis para todas as Filiais (Obs: no caso de controlar a sequencia de numeração também via SX5, a numeração será igualmente compartilhada - haverá uma mesma sequência de numeração, à qual será utilizada por todas as Filiais).


Se o Faturamento é exclusivo (ou seja, registros na SF2 possuam o campo de Filial preenchido) então, é natural que a organização opte por séries exclusivas. Ou seja, cada Filial possui sua série e, consequentemente, uma sequência de numeração individual.

Para trabalhar com séries exclusivas é necessário atentar-se às Premissas:

  • Cada Filial deverá possuir um MV_NUMITEN exclusivo.
  • Modo de Compartilhamento da Tabela 01 da SX5 (SX5 compartilhada com Tabela 01 exclusiva):
    Estando a SX5 compartilhada, utilizar o Ponto de Entrada CHGX5FIL (dúvidas, acione o Suporte ADVPL Protheus) para passar o código da Filial logada para a SX5 a fim de localizar o registro exclusivo da Tabela 01 (veja qui Exemplo de uso com o Ponto). Deste modo a Tabela 01 será tratada como "exclusiva" apesar de a SX5 ser compartilhada.

Obs. Na criação de novas Séries dentro do sistema verifique-se já utiliza o ponto de entrada CHGX5FIL, caso sim, é necessário também colocar essa nova série dentro do Ponto de Entrada e recopilar o ponto em seu repositório.


IMPORTANTE: Na V12 (LIB versão 20181015 ou superior) o sistema bloqueia alteração de modo de compartilhamento da Tabela após já possuir dados (detalhes em Compartilhamento de tabelas bloqueado em tabelas já alimentadas) não sendo assim uma opção alterar o compartilhamento da SX5. Neste caso recomendamos o uso do P.E conforme exemplo exposto.

Questões Gerais


  • Sobre exclusividade de série POR TIPO /ESPÉCIE DE DOC.: O tipo de Documento a ser gerado, NFE / NDFe / etc, não determina exclusividade de série. Ou seja, se a série está devidamente criada e disponível para a Filial (conforme seu compartilhamento/exclusividade) então, ela irá aparecer na preparação da Nota independente do Tipo de Documento / Espécie que deseja gerar. Caso seja imprescindível filtrar as séries a demonstrar, recomenda-se a avaliação de ponto de entrada na relação abaixo (ao final desta FAQ).


  • Sobre processamento serializado: A recuperação do número da Nota no processo de emissão é serializado devido à reserva da numeração e série.  Por isso que ter  mais de um usuário, gravando a numeração em paralelosem utilizar a reserva de numeração para a primeira instância que chamou a sequência, causaria conflitos (inclusive, chave duplicada e inconsistência de integridade de dados no banco). Por isto, ao abrir a janela de seleção de série / numeração o processo da segunda instância ficará pausado até que o primeiro libere a numeração (ou se encerre automaticamente após 20 segundos).
     o processo de gravação de dados da notabem como geração de integrações Financeiro e Estoque, é multiusuário. Ou seja, se logo que um primeiro processo chamar a numeração e liberar, e na mesma sequência o segundo processo chamar e liberar a numeração, ambos os processos estarão gravando simultaneamente os registros gerados pelo processamento.


  • Sobre Nota Fiscal de Saída Manual (Rotina MATA920): Para que o controle de numeração seja acionado na inclusão de Nota Manual, basta passar pelo campo "Nota Fiscal" (C920NOTA) do formulário deixando-o em branco. Neste momento é exibido um alerta mencionando que deixar o número do Documento em branco indica que após inserção dos dados, será solicitada uma série, e o número será sugerido pelo sistema (com base no controle de numeração) na hora da gravação. Obs: Este desenvolvimento está válido com MATA920 igual ou superior a 19/12/2017 (detalhes em Numeração Automática de Nota Fiscal Manual de Saída).


  • Parâmetros envolvidos no lock de registro (consultados dentro da transação de Geração da Nota):
    • MV_GNRENF - Recomenda-se utilizar com conteúdo .T. para que não seja gerada a tela de Guia de Recolhimento no momento do Faturamento. O ideal é realizar o processo de GNRE pelo módulo Fiscal.
    • MV_FATTRAV - Recomenda-se utilizar opção 4


  • Mensagem A460FLOCK - Ocorreu algum problema na última geração de notas fiscais
    Essa mensagem indica que a Numeração ficou "lockada" / reservada. Isso ocorre por que a trava de numeração não foi liberada.
    Avalie pontualmente cada validação da FAQ FAT0002_Soluções possíveis para o Help A460FLOCK (MATA461)


  • O parâmetro MV_ESPECIE pode conter apenas séries já existentes na SX5 - Tabela 01


Controle de sequência automática da numeração para Documento de Saída - Faturamento

(e Doc. de entrada com formulário próprio)


  • MV_TPNRNFS = 1 : Controle via Tabela Genérica SX5 - Tabela 01
    Essa opção é a mais antiga do Protheus. Ela se baseia unicamente na tabela de séries das notas (SX5). Caso possua grande volume de faturamento, recomenda-se a utilização da opção 3 - SD9 (Detalhes abaixo) para otimizar o lock de registro por concorrência.

  • MV_TPNRNFS = 2 : Controle via License Server (antigo SXE / SXF)
    Esta opção armazena a próxima numeração disponível e a seguinte. Até a versão 11 do Protheus era armazenado nas Tabelas físicas SXE e SXF no diretório System do ambiente, porém, a partir da Versão 12, o controle deve ser via License Server (antigo Hardlock). Veja mais informações sobre o License em: Controle de Numeração de Tabelas (ALIAS) no Protheus).

  • MV_TPNRNFS = 3 : Controle com uso de SD9
    Recomendado quando há grande volume de Faturamento para otimizar o lock de registros por concorrência. Para Organizações que possuem duas ou mais Filiais com mesmo CNPJ, essa opção possui um controle individual de cada numeração, impedindo a reutilização e evitando saltos/lacunas.

Veja nas abas abaixo o detalhamento de cada opção e procedimentos de ajuste.


Controle de numeração via Tabelas SXE / SXF (MV_TPNRNFS = 2)

Esta opção armazena a próxima numeração disponível, e a seguinte, através do mecanismo do LS - License Server. Até a versão 11 do Protheus era armazenado nas Tabelas físicas SXE e SXF no diretório System do ambiente, porém, a partir da Versão 12, o controle deve ser somente via License Server (antigo Hardlock). Veja mais informações sobre o License em: https://tdn.totvs.com/x/RD1xEg.


Premissas para correto funcionamento do controle de numeração:

  • Possuir LS - License Server instalado e atualizado para substituição das antigas SXE/SXF
  • Se houver necessidade de Séries exclusivas, adeque o ambiente de acordo com o item "Exclusividade de Séries" abordado acima.
    (Se não houver necessidade de Séries exclusivas, o sistema irá exibir todas as séries para todas as Filiais, porém, sugerir a numeração atualizada para a Filial que está acionando a Preparação da Nota.)


Ajuste para sugerir a sequência numérica correta:

  • Verifique o último/maior número de Nota gravada na SF2 (nota "000009" por exemplo) a partir da qual deseja dar sequência. Atente-se à numeração de acordo com a Filial F2_FILIAL
  • Acesse o Configurador (SIGACFG) do sistema, selecione as opções "Ambiente → Cadastros → Controle de Numeração" (APCFG110). Caso não localize a rotina em seu Menu, verifique como inserir em: Controle de Numeração de Tabelas (ALIAS) no Protheus)
  • Localize o registro que precisa ser ajustado.
    Note que são exibidos registros para NFF na coluna ALIAS para o caso de Documento de saída.
    O campo Chave armazena Série / Filial / Tabela (SF2)

  • Na seção inferior (antiga SXF) - Números em uso/ Números liberados: Exibe a última numeração sugerida
  • Na seção superior (antiga SXE) - Próximos números: Exibe a numeração seguinte (última sugerida + 1)

  • É importante esclarecer que no processo de Preparação da Nota, diferente de rotinas de cadastro (como por exemplo SA1 - Cadastro de Clientes), após finalizar a gravação, o sistema não abre automaticamente o próximo formulário sugerindo a numeração.
    Deste modo, geralmente não há registro na seção inferior de Próximos números, pois o próximo número acabou de ser gravado, e o usuário ainda não acionou novamente a preparação da Nota para atualizar a sugestão de numeração na rotina APCFG110.
  • Assim sendo, se não houver registro na seção inferior, apenas registre na seção superior (Próximos números) o próximo número que deseja utilizar ("000010" neste exemplo);

  • Mas, se o usuário tiver acionado novamente a preparação da Nota, chegando até a sugestão da numeração (porém não confirmou a gravação da Nota), então, neste momento em que houve a sugestão da numeração ocorre uma atualização na APCFG110, gravando na seção inferior este último número sugerido, e na seção superior o número seguinte (último sugerido + 1).
  • Assim sendo, se houver registro na seção inferior, (Números em uso/ Números liberados) registre nele a correta sugestão atual a qual deseja utilizar (número "000010" neste exemplo); e registre na seção superior (Próximos números) a numeração seguinte ("000011" neste exemplo)

Atenção

Certifique-se de que, tanto na seção inferior quanto na superior, exista apenas uma linha (um registro) de sugestão da numeração para o ALIAS NFF por Série/Filial. Se houver registro duplicado, com ALIAS e Chave idênticos, reinicie o License Server e valide se foi ajustado de modo a possuir apenas uma linha (Dúvidas ou dificuldades nesse procedimento, acionar o Suporte Framework Protheus).

Principais Pontos de Entrada que permitem tratar a Numeração do Documento de Saída


Pode lhe interessar:

Criação de série de NFs para utilizar no Documentos de Saída: https://tdn.totvs.com/x/WU1tDQ

Configuração de numeração de Notas Fiscais com mais de 6 dígitos: https://tdn.totvs.com/x/NIojDw


Updated on 08/12/2021

Was this article helpful?
We appreciate your review.