Base de Conhecimento: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusFaturamento (SIGAFAT)

Como incluir/emitir nota fiscal de devolução de compras

Dúvida
Como incluir/emitir nota fiscal de devolução de compras?

Ambiente
Cross Segmento-TOTVS Backoffice (Linha Protheus)-Faturamento (SIGAFAT) –todas as versões.

Solução
A emissão de um  Documento de Devolução de Nota Fiscal de Compras no módulo Faturamento, deve ser efetuado por meio da emissão de um Pedido , para  posteriormente, gerar o Documento de saída, segue os passos necessários:

  • Acessar Pedido de Venda - MATA410;
  • Incluir > Cabeçalho > Tipo: Devolução de Compra;
  • Preencher Fornecedor e Código do Produto;
  • Localizar o campo "NF Original" (C6_NFORI), dar enter e "F4";
  • Sistema irá exibir as NFs de entrada para que selecione a NF que deseja devolver;
  • Ao confirmar, sistema carrega Pedido de Venda (com os dados da NF de Origem) para que seja completado, liberado e Preparado Doc. de saída
    Obs: Se desejar, ao invés de incluir o Pedido Manualmente, pode ser realizado de modo automático:

O preenchimento da nota fiscal de origem, série de origem e item de origem no pedido de devolução,  estabelece o relacionamento com o Documento Original a ser devolvido.

Isso porque, a possibilidade de se realizar tal operação sem o devido relacionamento anula a integridade de dados no sistema (inclusive, o SEFAZ rejeita documento transmitido sem devidos relacionamentos, como alguns casos de rejeição 327 / 328).

Obs: O indicado é que, se houver grande demanda de tal operação em seu negócio, e se for considerado inviável pela própria instituição incluir a Nf de Entrada no sistema apenas quando houver necessidade de devolve-lá (ajustando internamente as interferências na regra de negócio como estoque/custos); que se alimente previamente o volume / um período de Documentos de Entrada/ Saída na ocasião de implantação do módulo, reduzindo impactos quando se fizer necessário registrar operações relacionadas.

Outra alternativa é incluir a nota de saída pela rotina MATA920 - Nota Fiscal Manual de Saída na qual não há integração com o ERP (ou seja, caso não seja necessário alimentar os módulos Financeiro e Estoque), na qual é permitido registrar a nota de Origem manualmente, sem que a mesma esteja lançada no sistema (visto que esta rotina não realiza as integrações, sendo específica para o lançamento manual de documentos fiscais de saída nos Livros Fiscais).

Veja mais detalhes na documentação abaixo.

 

Importante
Caso seu fornecedor tenha lhe encaminhado a nota de Devolução já emitida e necessite lançá-la no sistema, é necessário utilizar a Rotina de Nota Fiscal Manual de Saída: MP - SIGAEST - MATA910 - Nota Fiscal Manual de Entrada e MATA920 - Nota Fiscal Manual de Saída

Nessa rotina, será possível digitar manualmente os dados da nota.
Caso tenha dúvidas quanto ao uso da rotina, realize contato com nosso Suporte ao Módulo Fiscal.


Updated on 29/03/2022

Was this article helpful?
We appreciate your review.