Processo de Inventário - Conceito, Exemplo e Dúvidas

Dúvida

Como efetuar o processamento de Inventário (MATA270/MATA340) no Protheus?


Ambiente

Cross Segmento - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - Estoque/Custos - Todas as versões.


Solução

O Inventário é a forma adequada de corrigir diferenças nos saldos em estoque de uma empresa. O controle é realizado por meio de uma recontagem dos materiais fisicamente, confrontando os resultados com os saldos apresentados pelo sistema. 

O módulo de Estoque e Custos permite uma série de controles para os produtos resultantes de alguns procedimentos básicos para o processamento do inventário:

1º) Emissão das etiquetas com a definição da filial, armazéns, produtos, tipos, grupos e número (rotina MATR270).

2º) Emissão do Relatório de Inventário que apresenta os itens registrados pelo sistema, além, de um espaço para informação manual das quantidades contadas (rotina MATR280).

3º) Bloqueio do Inventário que permite impedir, em uma data calculada ou informada, as movimentações do estoque com produtos inventariados.  (rotina MATA271).

4º) O usuário efetua o inventário e, em seguida, inicia a digitação das quantidades inventariadas (rotina MATA270).

5º) Emissão do Relatório de Conferência do inventário com informações sobre todas as diferenças detectadas (rotina MATR285).

6º) Acerto de inventário para situações que resultam de diferenças entre a informação registrada no sistema e o que foi inventariado, gerando automaticamente as requisições ou devoluções necessárias ao ajuste (rotina MATA340).


Atualizado em 07/08/2023
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.