Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusEstoque/Custos (SIGAEST)

Como descobrir a origem dos saldos na consulta com comando [F4] no Produto?



Dúvida

O que quer dizer cada campo ao pressionar o F4 no Cadastro de Produtos / Saldo Atual / campo "Quantidade" de algumas rotinas do Estoque ?

Ambiente
Cross Segmento - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - Estoque/Custos - Todas as versões.

Solução

Ao selecionarmos um produto e clicarmos em “F4” temos várias informações úteis que nos ajudam a entender melhor o saldo do produto, neste artigo iremos detalhar cada campo da consulta.

 

Lembrando que para uma correta interpretação da "Quantidade disponível", deve-se atentar ao parâmetro MV_TPSALDO. Nas nossas demonstrações, utilizaremos o parâmetro MV_TPSALDO = Q. Para maiores detalhes deste parâmetro, segue abaixo o link:

MP - SIGAEST - Utilização do parâmetro SX6 - MV_TPSALDO

 

Saldo atual: O relatório para conferência é o MATR260, segue o exemplo abaixo.

SALDO_ATUAL.png

 

Quantidade de Pedido de Vendas: quando existe Pedido de Venda ainda não liberado. Para conferência, pode ser utilizado o relatório MATR700 conforme imagem abaixo:

QTD_PEVEN.png

 

Quantidade empenhada SA: Solicitações ao armazém ainda "não baixadas". Pode ser utilizado o relatório MATR105 para comparação do saldo, exemplo na imagem abaixo:

SOL_ARM.png

Quantidade nossa em poder de terceiros: podemos utilizar o relatório MATR480 para conferirmos as quantidades conforme imagem abaixo.

mceclip0.png

 

Quantidade de terceiros em nosso poder: Trata-se da quantidade de produtos terceiros que está em nosso poder. Pode ser comparada com o relatório MATR480.

mceclip1.png

Saldo de terceiros quando a TES não controla estoque: Podemos utilizar o relatório MATR480 para conferência, porém neste caso constam tanto envio quanto recebimento de produtos que controlam terceiro porém a TES não atualiza estoque.

PODE3_TES_N_ATU_EST.png

 

Quantidade em pedido de venda que gerou OP (OP por venda): Podemos conferir através do relatório MATR850 conforme imagem abaixo.

GER_PO_PEVEN.pngQuantidade empenhada a partir de OP e lote vencido (B2_QEMP): Conferência através do relatório MATR425.

Outra opção que alimenta essa campo, é solicitação de transferência (MATA311) não efetivada.

EMP_OP.png

 

Quantidade de entrada prevista: Trata-se da quantidade prevista por pedido de compras, solicitação de compras, transferências entre filiais (mata311) e OP (Ordem de produção) em aberto. Os relatórios MATR440/MATR290 servem para conferência.

QTD_ENTPREV.png

 

Quantidade reservada: Ocorre quando existe Pedido de Venda liberado, porém ainda não faturado. Os relatórios para conferência destes saldos são: MATR700/MATR680 

QTD_RESERV.png

 

 

Quantidade a endereçar: Aplica-se para produtos que utilizam controle de localização e ainda não foram endereçados (Tabela SDA). O relatório para conferência é o MATR245.

QTD_ENDER.png

 

Empenhos de OPs previstas: Trata-se da quantidade de empenho previstas. Relatórios MATR290/MATR875.

 

OP_PREV.png


Updated on 29/08/2022

Was this article helpful?
We appreciate your review.