Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ Microsiga ProtheusConfigurador

Configuração da numeração automática SXE/SXF - License Server

MP- SIGACFG - Configuração da numeração automática SXE/SXF - License Server


Atualizado em:


Dúvida

Configuração da numeração automática.

Ambiente

Protheus - Compras – a partir da versão 11.80

Solução

Configuração do Campo para geração de número automático - SXE/SXF.

Para que, por exemplo, o cadastro de Fornecedores, traga na inclusão automaticamente o próximo número disponível, utiliza-se a seguinte sintaxe no inicializador padrão do campo A2_COD: GetSx8Num("SA2","A2_COD").

Validar se o X3 está com esta informação no inicializador padrão! Na maioria das vezes o inicializador padrão do campo está cadastrado como: GetSx8Num("SA2").

Quando uma tabela tiver MAIS DE UM CAMPO com numeração automática, a função deve estar conforme exemplo:

CAMPO: A2_COD û GETSXENUM(SA2, A2_COD, A2_COD)


Se não repetir o campo na função, o sistema só assume a numeração pelo Alias.

IMPORTANTE: Esta configuração no SX3 para geração automática de numeração sequencial deve ser utilizada apenas por campos nos quais já consta a definição no nativo do Protheus. Não deve ser incluída manualmente em campos que não possuem este controle automático por padrão, como por exemplo no campo C7_NUMCOT.
Isto porque, este tratamento por si só não trata abandono de numeração reservada não utilizada (este tratamento é realizado no código fonte das rotinas). Ou seja, ao reservar a próxima numeração clicando em "Incluir" (registro 000010 por exemplo) mas não efetivar a gravação, abandonando o registro, depois de já ter sido utilizada a numeração seguinte (depois de outra instância ter gravado a 000011 por exemplo) serão provocadas lacunas fazendo com que o controle automático se perca. Desta forma, seria necessário verificar a possibilidade de uso de ponto de entrada na rotina que deseja implementar o uso de numeração automática para o fiel comportamento da ferramenta, de forma a tratar abandonos de reserva de numeração

 

Para a utilização de numeração automática, é recomendável que se utilize o modo de controle via License Server (Enablenumber=1).

Informação:

O desempenho da numeração automática pelo License Server é muito superior ao utilizado nas tabelas SXE/SXF, há um grande ganho de performance.


A numeração das tabelas em License Server é armazenada em memória, enquanto o License Server está ativo. Quando o serviço do License Server é parado, é criado um arquivo chamado LSNumber.valna pasta do Application Server. Neste arquivo são gravadas as últimas sequências das chaves em uso no License, das tabelas que possuem numeração automática. Quando o License é reiniciado, esses dados são lidos desse arquivo e carregados em memória novamente, para dar continuidade na sequência da numeração automática.

Caso o License Server seja parado de forma inesperada, como uma queda de energia ou fechamento inadequado, o arquivo não é gerado, e não reinicialização do License, as informações da última numeração são lidas diretamente das tabelas no banco e carregadas em memória.

Nota:

Caso necessário, a geração do arquivo pode ser desligada, adicionando a linha Numberval=0 na seção [LicenseServer] do arquivo appserver.ini do License.

 

Caso ocorra algum problema na numeração automática, de sequência incorreta por exemplo, é necessário tomar as medidas abaixo:


Executar a rotina APCFG110 pelo Configurador, para fazer o "Acerto de Numeração Automática" (mais detalhes sobre a rotina, abaixo)


- Se houver uma numeração discrepante na sequência da tabela, como por exemplo, alguma numeração iniciada com uma letra, em meio a uma sequência de números (no banco de dados, as letras vem depois dos números, então o código iniciado com letra vai ser considerado o último número da sequência, depois de qualquer número), toda vez que o servidor for reiniciado, esse código virá incorreto. Desta forma, recomendamos abrir a tabela manualmente e efetuar a correção, caso seja possível. Caso tenha dúvidas nesse processo, favor entrar em contato com a equipe responsável pelo respectivo módulo responsável por esta tabela.

 

Rotina APCFG110

Esta rotina precisa ser inserida manualmente no menu do Configurador. Ao executá-la, são exibidas a numeração atual e a próxima numeração das tabelas, podendo ser editada essa informação para corrigir a sequência.


Para criar a chamada de menu:
- Acesse o Configurador > Ambiente > Cadastros > Menu
- Selecionar somente o menu no Configurador clicar em OK
- Adicionar o menu para a coluna "Novo Menu"
- Selecionar onde deverá ser salva a rotina
- Clicar em Novo Item
- Preencher o nome
- Em "Programa" digite APCFG110
- Selecione o módulo Configurador e clique em OK
- Gere o menu como SIGACFG
- Saia do Configurador e entre novamente para visualizar a nova rotina

 

CRIASXE

Para ambientes que possuam lacunas na numeração automática, é possível utilizar o ponto de entrada CRIASXE, que consegue varrer a tabela e setar a numeração.
Maiores informações sobre a CRIASXE: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=6815179

 

Múltiplos Ambientes utilizando o mesmo License Server

Quando sua estrutura possui mais de um ambiente (mais de um Appserver) apontando para o mesmo License Server, a numeração de uma base pode influenciar na outra. Por isso, é necessário configurar a chave SpecialKey no arquivo appserver.ini de cada base, para que cada ambiente possua uma chave diferente no License Server.
Maiores informações de como configurar a chave SpecialKey:
http://tdn.totvs.com/display/tec/SpecialKey


Alteração de modo: SXE/SXF para License Server

Ao alterar o modo de numeração para o modo License Server (Enablenumber=0 para Enablenumber=1) as tabelas SXE e SXF serão deletadas no momento em que acessar a primeira rotina que utilize numeração automática, e nesse momento, o License Server irá buscar a última numeração de cada tabela com numeração automática, e carregar em memória. Desta forma, recomendamos que faça um backup das tabelas SXE e SXF antes de alterar o modo de numeração, e após a alteração, caso a numeração esteja na ordem incorreta, utilizar a rotina APCFG110 para acertar.


Como alterar o modo de numeração automática

A alteração do modo de numeração automática é feita no arquivo appserver.ini do License Server, na seção [LicenseServer]. Enablenumber=0 é pelas tabelas SXE/SXF. Enablenumber=1 é no License Server (padrão).

Exemplo:

Numeração nas tabelas SXE/SXF:
[LicenseServer]
Enable=1
Enablenumber=0

Numeração no License Server:
[LicenseServer]
Enable=1
Enablenumber=1


Obs.: se não existir a linha Enablenumber na seção [LicenseServer], assume-se o padrão, que é numeração no License Server.


Atualizado em 11/11/2020

Este artigo foi útil?
Agradecemos sua avaliação.