Base de Conhecimento: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusConfigurador (SIGACFG)

Como ativar e desativar customizações no Protheus

Ocorrência
Como ativar e desativar customizações no Protheus?

Ambiente
Microsiga Protheus - Gestão de Pessoal - A partir da versão 12

Solução
Muitos clientes utilizam Pontos de Entrada / funções customizadas para a execução de rotinas, ou seja, uma otimização para atendimento de necessidade específica. Estas customizações podem ser desativadas provisoriamente para testes pontuais no sistema padrão. Segue abaixo métodos para desabilitar as chamadas customizadas:

 

1 - Através da chave IXBLOG no arquivo APPSERVER.ini

Deverá ser adicionado no arquivo appserver.ini - nas configurações do ambiente (environment) uma chave chamada IXBLOG atribuindo-lhe o seguinte conteúdo:

IXBLOG=NORUN
Deste modo, ao realizar o processo no sistema, NÃO serão executados os Pontos de Entrada, permitindo validar o comportamento no Padrão.

mceclip0.png

OBS: Uma outra alternativa é: IXBLOG=LOGRUN
Porém, deste modo, ao realizar o processo no sistema, os Pontos de Entrada serão normalmente executados, mas, o sistema irá gravar um LOG dentro do diretório IXBLOG (C:\TOTVS 118\Protheus_Data\ixblog), com um arquivo ‘nome do usuário’+_+’sequencial.log´ com informações dos Pontos de Entrada encontrados durante a execução do sistema,  para que seja possível efetuar a análise.

 

2 - Através do Configurador CFG - Catálogo de Personalizações

Você pode desativar suas customizações através do caminho: "Ambiente - Cadastro - Catalogo de Personalizações"
Posicione na Customização - Alterar - Muda para 2 - Desabilitado nos detalhes da tela de alteração, de modo que, na tabela XX7 o campo X7_STATUS seja preenchido = 2

Veja detalhes de como realizar aqui!

 

3 - Desabilitar customizações chamadas no dicionário de dados 

Se o ponto de entrada estiver compilado no dicionário ele ainda pode ser chamado no Log e executado no sistema. Deste modo é necessário buscar seus campos (SX3) e gatilhos (SX7) que possuam chamada customizada. Busque os respectivos campos X3_PROPRI e X7_PROPRI registrados = U ou mesmo, demais campos da SX3 / SX7 que contenham a chamada U_

Em ambiente e base de homologação retire / delete as chamadas customizadas.


Updated on 10/06/2022

Was this article helpful?
We appreciate your review.