StartTOTVS Linha Protheus / Compras (SIGACOM)

Gera cotação (MATA131)

A cotação é o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação ao material cuja compra foi solicitada.

Ao fazer uma cotação de preços para determinado equipamento ou produto, os fornecedores enviam propostas, informando preço, prazo, reajustes, condições de pagamentos, taxa de financiamento, entre outros. A empresa por intermédio do comprador fixa também diversas condições para o fornecedor.

Esta rotina permite gerar cotações com base nas solicitações de compras cadastradas. Desta forma é necessário cadastrar a amarração Produto x Fornecedor ou Grupo de Produtos x Fornecedores, relacionando todos os fornecedores de um determinado produto ou grupo de produtos.

Para tanto, na geração da cotação deve-se observar o parâmetro Utiliza Amarração e configurar o uso da amarração por Produto ou Grupo. Se for selecionada a opção Produto são geradas cotações para todos os fornecedores que estão relacionados ao produto (Cadastro Produto x Fornecedor). Caso contrário, se selecionada a opção Grupo são geradas cotações para todos os fornecedores relacionados ao grupo do produto (Cadastro Grupo x Produto).


Help_buttonDica:

  • O sistema permite que os compradores selecionem os fornecedores que participam da cotação e informem a quantidade dos últimos fornecimentos a serem considerados na execução desta rotina, desde que configurado o parâmetro MV_SELFOR como Sim. Se este parâmetro estiver ativo, na geração das cotações é apresentada uma tela para a parametrização.
  • Consulte o Fluxo do Processo de Compras com Cotação

As cotações podem ser geradas por mais de um usuário, simultaneamente. Dessa forma, ao marcar uma Solicitação de Compras, esta se torna indisponível aos demais usuários e são geradas apenas as cotações marcadas pelo usuário.

Para utilizar este recurso, habilite o parâmetro MV_MULTCOT com conteúdo igual a T.



Cotação no Treinamento


Especificamente para o Treinamento, o sistema possibilita orçar os cursos ministrados, permitindo pelas cotações, a comparação do preço, conteúdo e carga horária de cada entidade. Para que este controle seja possível, a rotina de Planejamento de Treinamento pela opção Gerar Solicitação alimenta a rotina Solicitação de Compras.


Para que seja possível o controle de cotações entre o Treinamento e Compras observe os seguintes procedimentos:


  1. Cadastre cada treinamento como um produto, pois seu código será relacionado posteriormente no Cadastro de Curso.
  2. Cadastre cada entidade como um fornecedor, relacionando seu código no Cadastro de Entidade.
  3. Em Calendário de Treinamento pelo campo Planejamento, o sistema atualiza o calendário com as informações do planejamento, caso tenha sido gerado um Pedido de Compra são apresentados os dados referentes ao fornecedor e custo do treinamento.


Help_buttonImportante:

É importante observar que o sistema filtra os registros de cotações, desta forma, quando a cotação for utilizada para o Treinamento são apresentados apenas os registros inerentes a este ambiente e vice-versa.



Procedimentos

Para gerar cotações:

  1. Ao acessar a opção Gera Cotações apresenta-se a janela Parâmetros exibindo os parâmetros que influenciam na execução desta rotina.
  2. Configure-os conforme orientação do help de campo e confirme.
  3. Selecione a Solicitação de Compra para a qual deseja gerar a cotação e clique em Gera Cotação.
  4. Se o parâmetro MV_SELFOR está configurado como Sim, apresenta-se a tela de Parâmetros solicitando que o comprador informe o número máximo de fornecedores para o processo e a quantidade dos últimos fornecimentos a serem considerados pela rotina.
  5. Neste caso, informe os parâmetros e confirme.

Exibe-se a janela para a Seleção dos Fornecedores, sendo possível incluir ou excluir os fornecedores que participam da cotação. Nesta janela apresentam-se os dados do produto, fornecedor e o critério de utilização para a escolha deste.

6. Selecione os fornecedores que participarão da cotação e confirme.

7. Se ao acessar esta rotina, o comprador configurou o parâmetro Imprime Cotações como Sim, após confirmar a geração da cotação, o sistema apresenta uma nova janela para a impressão das cotações geradas.

8. Configure o estilo de impressão, clique em Parâmetros do relatório e configure-os.
9. Confirme a impressão do relatório.

O layout deste relatório pode ser alterado conforme a necessidade de cada empresa.

10. Verifique os dados da cotação gerada.

Help_buttonDica:

Se existir uma tabela de preços padrão informada na amarração do Cadastro Produto x Fornecedor e esta tabela possuir uma condição de pagamento informada, a cotação é gerada automaticamente com os preços de compra contidos nesta. Consulte também o tópico Tabela de Preços.

 

Help_buttonImportante:

Disponível em Ações Relacionadas a opção Compra Centralizada para construção de filtros para a tabela SC1 - Solicitações de Compras, além de filtrar os itens exibidos na interface de seleção das solicitações a centralizar.


Veja também

Os seguintes relatórios estão disponíveis para consulta dos dados das cotações:

  • Cotações
  • Cotações em Aberto
  • Análise de cotações

As rotinas que envolvem o processo de cotação:

  • Produto X Fornecedor.
  • Grupos X Fornecedores
  • Solicitação de Compras
  • Atualiza Cotações
  • Analisa Cotações
  • Pedido de Compra



Updated on 27/04/2023
Was this article helpful?  
We appreciate your review.