Dúvida
MP - SIGACOM - Documento de Entrada - Processo de Compra com Entrega Futura (tabela DHQ)
Ambiente
Protheus – Compras – A partir da versão 12.1.17
Solução
Compra com entrega futura é a venda de mercadoria já produzida ou adquirida pelo fornecedor, mas que, por conveniência ou interesse do comprador, continuará em poder do fornecedor (este se transformando em mero depositário da mercadoria vendida) até que a entrega ocorra ao cliente, em um segundo momento, conforme critérios definidos na negociação entre fornecedor e cliente.
O processo de compra com entrega futura ocorrerá basicamente da seguinte forma:
Passo 1:
Inclusão da nota fiscal de entrada de simples faturamento utilizando TES específica.
Esta TES deve estar configurada como Atualiza Estoque = Não e Gera Duplicata = Sim e o campo relativo à compra futura (F4_EFUTUR) = 1-Recebimento da Compra com Entrega Futura.
Esta nota irá atualizar a tabela de controle DHQ criando o saldo a entregar para o produto em questão.
Esta nota fiscal pode ou não estar vinculada a um pedido de compras. Caso seja incluído um pedido de compras utilizando a TES de recebimento da compra com entrega futura, este pedido irá atualizar o campo B2_SALPEDI (mesmo que a TES não atualiza estoque). Este saldo previsto será efetivado quando da inclusão da segunda nota abaixo.
Passo 2:
Inclusão de nota fiscal de entrada de remessa de mercadoria utilizando TES específica.
Esta TES deve estar configurada como Atualiza Estoque = Sim e Gera Duplicata = Não e o campo relativo à compra futura (F4_EFUTUR) = 2-Recebimento da Entrega da Compra com Ent. Futura.
Esta nota deverá obrigatoriamente ser vinculada à nota de origem, de simples faturamento e irá atualizar a tabela de controle DHQ criando os registros de entrega do produto em questão, atualizando a quantidade recebida, a quantidade original e o saldo em estoque do produto.
Através do relatório gerencial COMR103 é possível acompanhar o processo de compra futura.
DICA: Aprenda também como gerar Processo de compra com Entrega Futura utilizando o conceito de entrega por terceiros (COMA001).
O que fazer quando não encontrar a nota fiscal origem (simples faturamento) para vincular na nota fiscal de remessa?
- Validar as configurações de TES se estão corretas conforme mostrado acima
- Filtrar o documento da entrada na tabela DHQ, buscar pelo número da nota de simples faturamento e verificar se no campo DHQ_QTREC se há saldo a ser recebido. Caso esteja preenchido com a quantidade original DHQ_QTORI significa que não há mais saldo desse simples faturamento a ser recebido.
Caso ainda haja saldo, será necessário avaliação do por quê o sistema não está conseguindo localizar a nota de simples faturamento para efetuar o vínculo.