Como permitir Inclusão de Documento de Entrada sem Pedido vinculado, com o MV_PCNFE ativado (MV_TESPCNF) ?

Dúvida

Como permitir Inclusão de Documento de Entrada sem Pedido vinculado, com o MV_PCNFE ativado (MV_TESPCNF) ?


Ambiente

A partir da Versão 11.


Solução

Para que o sistema obrigue a amarração de um pedido de compras à nota fiscal de entrada, deve-se configurar os parâmetros MV_PCNFE e MV_TESPCNF.

Ao informar no parâmetro MV_TESPCNF os Tipos Entrada e Saída (TES), o sistema não exigirá a amarração com pedido de compras para os itens da nota fiscal que possuírem algum dos TES informados neste parâmetro.

Ao deixar o conteúdo do parâmetro vazio, o sistema não permitirá a confirmação da digitação de um item da nota fiscal sem que exista amarração com um pedido de compras, independente da TES utilizada na entrada da nota fiscal.

Obs.1: O Parâmetro MV_TESPCNF possui funcionalidade apenas para a rotina de Documento de Entrada MATA103.

Obs.2:  MV_TESPCNF no Totvs Colaboração / Importador XML:

O Colaboração/Importador XML é um facilitador para a inclusão do Documento e no caso ele segue as mesmas regras do rotina de inclusão manual.

No caso da inclusão de Pré-Nota de Entrada, não se informa TES na rotina e dessa forma o parâmetro MV_TESPCNF não possui funcionalidade tanto na rotina manual (MATA140), quanto na geração de Pré-Nota pelo Totvs Colaboração / Importador XML.

Este é o funcionamento padrão da rotina de Pré-Nota de Entrada (o parâmetro MV_TESPENF não tem funcionalidade nesta rotina), e o Importador XML trabalha com o mesmo conceito, necessitando a informação do Pedido de Compras se o parâmetro MV_PCNFE estiver habilitado.

Para a Exceção ao uso do MV_PCNFE quando gerada Pré-Nota, pode ser tratada através da utilização do Ponto de Entrada MT140PC.


Atualizado em 20/06/2023
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.