Como diferenciar uma Pré Nota de um Documento de Entrada ?

Dúvida

Como diferenciar uma Pré Nota de um Documento de Entrada ?


Ambiente

Microsiga Protheus – Compras – A partir da versão 11.80


Solução

Por padrão, as rotinas de Pré Nota (MATA140) e Documento de Entrada (MATA103) possuem legendas de identificação.

A Prenota é o cadastro prévio dos dados básicos do Documento Fiscal, que será recebido pela empresa, o objetivo deste cadastro é facilitar e agilizar o recebimento de materiais registrados na rotina Documento de Entrada. Com os dados previamente cadastrados no Sistema, não é necessário digitar todas as informações relacionadas ao Documento Fiscal, basta apenas complementá-las. Não é gerado nenhum lançamento fiscal, contábil ou financeiro e nem é atualizado o estoque do produto.

Já a Nota ou Documento de Entrada inicia o processo de atualização online de dados financeiros, de estoques e custos. Além disso, essa rotina também permite que os materiais recebidos pelo Recebimento de Materiais sejam classificados e os devidos lançamentos efetuados.

Caso a consulta seja realizada através de queryes no Banco de Dados ou via tabela, o comportamento sistêmico é efetuado do seguinte modo:

Ao gerar uma Prenota, o sistema prepara os campos 'Status da NF'(F1_STATUS), 'Data de Recebimento'(F1_RECBMTO), 'Data de Digitação'(F1_DTDIGIT), mantendo a legenda conforme conteúdo do campo 'Status da NF' (F1_STATUS).

No caso da Prenota, o campo 'Status da NF' (F1_STATUS) ficará vazio, o campo 'Data de Recebimento'(F1_RECBMTO) manterá a data base em que a Pré nota foi incluída no sistema e o campo 'Data de Digitação' (F1_DTDIGIT) considerará a data da digitação, sendo atualizado posteriormente com a data da classificação.


Atualizado em 01/10/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.