InícioTOTVS Linha Protheus / Central de Atualizações - Protheus

4. Central de Atualizações - Comparação de Ambientes - PO UI

4.1 Acesso

O acesso sempre deve ser feito por meio do Protheus, pois o token gerado tem validade de 20 minutos e está atrelado ao cliente associado com o TotvsId do ambiente Protheus.

Recomendamos a utilização nos navegadores FirefoxChrome ou Safari.  A aplicação está apresentando problemas de compatibilidade com os Navegadores Internet Explorer e  Edge.

4.2 Geral

A identidade desta interface segue os mesmos padrões e conceitos da interface da Central de Atualizações do ambiente. Então, para um detalhamento do conceito, veja a sessão 3.2 da pagina 3. Central de Atualizações - Ambiente - PO UI

4.3 Home 

Na página principal podemos visualizar a identificação, bem como opções de filtro e seleção de ambientes para comparação.

  • Filtro Principal permite filtrar por Versão, TotvsId e nome de ambiente. Não é necessário informar o conteúdo completo, por exemplo se informar "DEV" o sistema filtrará todos os ambientes que contenham "DEV" no nome, como: "Desenvolvimento","Desenv", "ProtheusDev" ;

  • Os Filtros dedicados a Versões, TotvsId e Ambiente permitem selecionar uma opção especifica e estão interligados entre si, ou seja, ao filtrar uma versão, o combo de TotvsId e Ambientes serão filtrados para exibir valores que correspondem àquela versão e o mesmo vale para qualquer combinação de filtro, pois sempre serão em conjunto inclusive com o filtro principal.


  • É possível indicar se a comparação irá comparar, além dos ambientes selecionados, o ambiente da Totvs, ou seja, além de validar as diferenças entre seus ambientes é possível compará-lo com a última versão da Totvs.

  • A grade irá mostrar em seu primeiro nível, os ambientes e deve ser expandido para que no detalhamento do balanceamento seja feita a seleção;
  • A seleção sempre deve ser no nível do balanceamento, mesmo que o ambiente tenha apenas 1 AppServer;

  • Existe um limite de ambientes a ser selecionado, pois um número grande de ambientes prejudica a visualização e a análise das diferenças;

  • Ao selecionar apenas um ambiente é possível acessar a Central de Atualizações do mesmo;

  • Quando existirem 2 ambientes selecionados, seja um do cliente e Totvs ou dois do cliente, o botão de comparação é habilitado;

4.4 Comparação 

A tela que compara os ambientes exibe os ambientes selecionados e os principais componentes, podendo ou não exibir a versão da Totvs.

  • A primeira coluna sempre mostra um agrupamento;
  • A segunda coluna sempre um atributo;
  • A partir da terceira coluna, os detalhamentos por ambiente;

O Ambiente identificado como Totvs, não exibe dados de repositório e, os outras artefatos, utilizam como base de comparação, o primeiro ambiente exibido. No caso de AppServer pode variar conforme a versão do Protheus que pode ter arquitetura de AppServers diferentes, como (Lobo Guara e Harpia). 



Os artefatos que possuem documentação podem ser acessadas por um ícone, que aparece ao lado.

Quando não exibir, provavelmente, o artefato não foi expedido pela Central de Atualizações ou não possui mesmo.



Identificadas as diferenças entre os ambientes é possível acessar a Central de Atualização desse ambiente, para obter os artefatos mais atuais.


O Repositório está divido em duas visões: os fontes padrões Totvs e os fontes de usuário (User Function). Como existem muitos fontes e muitas combinações possíveis não é viável indicar, de forma clara, a diferença do repositório, então foi adotado exibir um ID.

O Id do repositório representa o Identificador de um Hash feito com a combinação de fontes e datas. Assim, quando o Id for igual, a visão do repositório é exatamente igual.

Para identificar no detalhe, a diferença do repositório, existem duas visões: Por Patchs AplicadosPor Fontes.

4.4.1 Detalhamento de RPO Patchs Aplicados

Esta tela exibe os pacotes que tenha sido aplicado em pelo menos um dos ambientes. Caso o pacote tenha sido aplicado em todos os ambientes, não mostra.


Esta tela de detalhamento, o filtro rápido à esquerda permite que seja pesquisado pelo nome do pacote e o filtro. À direita, o combo permite que seja filtrado pelo agrupamento, neste exemplo, o tipo de pacote.

4.4.2 Detalhamento de RPO Fontes

Esta tela exibe os fontes com data diferente em pelo menos um dos ambientes. Caso o fonte tenha a mesma data, não mostra.

Normalmente, nesta tela as diferenças tendem a ser grandes e, caso isso ocorra, o sistema limitará a consulta, sendo necessário o uso dos filtros, que assim como nos patches, segue a mesma lógica.

O filtro da esquerda permite pesquisar por nome de fonte ou parte do nome. Já o da direita, o combo permite selecionar entre fontes Padrão Totvs e Fontes de Usuário (User Function).


Updated on 28/11/2022
Was this article helpful?  
We appreciate your review.