Knowledge Base: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusAtivo Fixo

Cálculo de depreciação

Cálculo de depreciação

Porque o sistema não calcularia a depreciação de um bem?


Se o bem não tiver a conta de depreciação acumulada cadastrada, não tiver a Taxa cadastrada ou o valor de depreciação acumulada for igual ao valor original, isto significa que o bem já foi totalmente depreciado.


Se o bem tiver correção monetária o término do Cálculo da depreciação será: depreciação acumulada + correção da depreciação acumulada for igual  ao valor original + correção do bem.


O cálculo deverá ser processado sempre com a data base no último dia do mês, e sempre posterior ao parâmetro MV_ULTDEPR.


Quando o cálculo apresentar a msg: AF050MOEDA, significa que as moedas não estão cadastradas para todos os dias do mês.


Quando o cálculo apresentar a msg: 050JACALC, o sistema diz para corrigir a data do parâmetro MV_ULTDEPR, porém se a data base está menor do que este parâmetro significa que já foi processado o cálculo, portanto tome cuidado.


Quando o cálculo apresentar a msg: 050DTDEPR, significa que esta pulando um mês de cálculo, baseado no parâmetro MV_ULTDEPR. Ou seja, temos o parâmetro mv_ultdepr = 29/02/00 e estamos tentando calcular data base= 30/04/00.


O descálculo poderá ser feito, somente do último mês calculado. Ex. O último mês calculado foi 30/04/2000, então podemos descalcular somente este mês de abril, se o usuário precisar descalcular até fevereiro, deverá voltar um backup com todos os arquivos do SN. E entrar com as inclusões, baixas, cálculos e backup, tudo novamente.Lembre-se, o usuário deverá ter a responsabilidade deste backup, depois de rodar o descálculo várias vezes, não podemos fazer nada.


 


Atualizado em 01/02/2021

Este artigo foi útil?
Agradecemos sua avaliação.