Base de Conhecimento: Mastersiga Consultoria

Mastersiga Consultoria ❱ TOTVS Linha ProtheusFramework

Controle de Transação - MV_TTS

Controle de Transação - MV_TTS

O controle de transação é uma ferramenta importante que garante a integridade de dados quando uma determinada operação é realizada no Banco de Dados. As alternativas existentes quando da atualização de tabelas são :



  • Efetivar a transação - quando realizada com sucesso

  • Voltar a status anterior (rollback) - desfaz toda a transação iniciada quando o final da transação não foi concluído com sucesso. Isto garante a total integridade dos dados.



O Protheus possui o parâmetro MV_TTS que quando ativado garante que este processo exista nos processos críticos de transação de arquivos.

A mensagem "Transaction Mode is in off Mode" na carga do sistema indica que o parâmetro está desativado. Esta mensagem não influencia em nada a utilização do somente, porem indica que o Banco de Dados não possui a garantia do controle de transação.

A Microsiga recomenda sempre que este controle esteja ativado, pois caso o mesmo não esteja e se a estação vier a "cair" por qualquer motivo e o sistema estiver efetuando atualizações de arquivos o mesmo será interrompido e o controle de transação não irá "desfazer" toda a transação (roll back).

Em relação ao questionamento sobre o fato de se ter contabilização one line, a Microsiga indica algumas sugestões :

Não é recomendado o controle transacional em processos longos (Ex. Geração de Notas Fiscais e contabilização on line). O fato se deve basicamente a 2 fatores :

  • O processo longo poderá gerar um grande numero de locks simultâneos no Banco de Dados, fazendo com que o processo de atualização no Banco (Commit) degrade a performance do mesmo e possa "segurar" alguns registros para outro usuário.

  • Não recomendamos o uso de interface "durante" a transação (intervalo entre BEGIN Transaction e End Transaction) pois o fato de existir a interação com o usuário irá segurar todos os locks pendentes até a efetivação dos registros no Bancos de Dados por um tempo mais longo (lembre-se de que neste caso dependemos da confirmação do usuário).



Para solucionar o "problema" sugerimos que a contabilização das notas de entrada e saidas sejam efetuadas de forma off line em pequenos períodos (Ex. 1 dia).

Para processos curtos com transação (Ex. Implantação de Títulos), apesar de existir a interface, a interferência será mínima pois o numero de locks pendentes é controlado e normalmente pequeno, pois a contabilização é individual.

Em suma, apesar de todos pros e contras, sem duvidas, o controle transacional é uma forte ferramenta para mantermos a base de dados de nossos clientes intactas.


Updated on 31/03/2022

Was this article helpful?
We appreciate your review.