Dúvida
O que é e como entender o Recálculo do Custo Médio?
Ambiente
Cross Segmento - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - Estoque/Custos - Todas as versões.
Solução
Afinal, o que é Custo?
De acordo com o Dicionário da APICS (American Production and Inventory Control Society), Custos são "dispêndios (consumo/despesas) que são absorvidos ao valor do produto e incorporados no valor dos estoques de produtos acabados." Sendo assim, no Protheus o usuário através do módulo Estoque/Custos consegue efetuar o controle de saldos e custos dos seus produtos em diversas situações do seu negócio, tais como: entrada de produtos, movimentos internos, produções, saída de produtos do estoque, etc.
Qual o objetivo do Recálculo do Custo Médio?
A Rotina de Recalculo do Custo Médio tem como objetivo básico reprocessar os movimentos na sequencia considerada correta e gravar os custos no arquivo de Saldos em estoque (SB2) bem como nos arquivos de movimentos, fornecendo desta forma as informações necessárias para conferencia e contabilização de custos.
O grande desafio do processamento do Recálculo do Custo Médio é ordenar os movimentos de forma que sejam satisfeitas as condições exigidas por cada processo no arquivo de trabalho utilizado durante o processamento.
A rotina de recalculo do custo médio não coloca simplesmente entradas antes de saídas , verifica também o nível e o tipo dos movimentos efetuados para sequenciar o processamento corretamente. A ideia principal é identificar através da característica do movimento qual a sequência mais adequada.
Qual a importância da Ordenação dos Movimentos durante o Recálculo do Custo Médio?
A função primordial da rotina de Recálculo do Custo Médio é reordenar as movimentações de forma que todas as notas de entradas sejam processadas antes das movimentações internas e notas de saídas em um mesmo período.
Em suma, os principais critérios são:
Data da Movimentação:
Exemplo: movimentações que ocorreram no início do período influenciarão o custo das demais, e não o inverso.
Natureza da Movimentação:
Exemplo: normalmente uma produção utiliza a matéria prima já existente no estoque, por isso consideramos que movimentações de entrada de matéria prima terão influência no custo do produto a ser produzido, e não o contrário.