O objetivo deste documento é levantar dados sobre processamentos, impressões de relatórios, consulta e acesso a cadastros que apresentam baixo desempenho para o produto Microsiga Protheus no intuito de rastrear as causas e possíveis formas de tratar.
Recomendamos a abertura de um ticket para a equipe de Suporte Técnico TOTVS através do nosso Portal do cliente, enviando o formulário devidamente preenchido, juntamente com todos os logs e evidências solicitadas.
Importante:
Cada ponto do documento foi abordado para agilizar e prover de uma só vez os dados necessários à análise; por isso, é muito importante que todas as questões sejam devidamente preenchidas!
Caso tenha dificuldade na obtenção dos dados, solicite apoio de seu TI interno para que todos os pontos sejam devidamente atendidos.
Produto: | Linha Protheus |
Ambiente: | Protheus P12 |
Questionário sobre o Processo com lentidão e detalhes do ambiente1. ROTINA E PROCESSO REALIZADO - Descreva a rotina e processamento que apresenta lentidão. Obs: A baixa performance foi notada em demais rotinas? É um problema generalizado ou pontual para o processamento aqui registrado? Caso a lentidão seja geral, recomendamos avaliar a esta documentação e solicitar apoio de sua TI para análise de Infra local, e apoio de seu administrador do sistema para análise da estrutura do Protheus (acionar o Cloud se o ambiente estiver armazenado no DataCenter da TOTVS) 2. ORIGEM DO PROBLEMA - O problema de Performance sempre existiu? Caso sim, quais ações / medidas já foram tomadas a respeito para contextualizar? Caso não; ou seja, caso este mesmo processo era realizado anteriormente sem o problema de Performance, responda: 2.a) Este mesmo processo era realizado em quanto tempo antes de haver o problema de baixa performance (para a mesma quantidade de registros processados)? 2.b) A baixa performance ocorreu após Migração de versão? 2.c) A baixa performance ocorreu após alguma atualização? Neste caso, qual especificamente? RPO/ BUILD/ Ctree Server / LIB/ Etc. 3. TEMPO DE PROCESSAMENTO – Utilize um caso de teste para análise do tempo de processamento. 3.a) Quantos registros foram processados neste teste em particular? 3.b) O processo em questão levou quanto tempo, em minutos, para terminar de ser executado (no qual ocorreu a lentidão)? 4. INDÍCIOS – Recentemente houve alguma manutenção / alteração em: 4.a) Banco de dados (atualização de estatísticas, fragmentação de tabelas e Indices, etc) ? 4.b) Servidores? 4.c) Estrutura do ambiente / Dicionários de dados? 4.d) Volume de dados a serem processados (exemplo: houve aumento de produção / vendas da empresa produzindo maior dados a serem executados))? 5. CENÁRIO 5.a) O seu ambiente possui configuração para Load Balance Balanceamento de carga? (caso sim, necessário isolar um servidor para efetuar os testes de performance) 5.b) Há determinado período do dia em que percebe uma maior queda no desempenho da rotina? Neste período seu ambiente executa algum processamento pesado? Ex. Job’s do TSS, Contabilização Off-Line, Reprocessamentos e etc. 5.c) O seu ambiente está hospedado no Cloud TOTVS? Quais os dados de acesso ao ambiente? Importante reproduzir em ambiente teste para as análises. 5.d) Utiliza Stored Procedures? Quais? Acesse o modulo Configurador (SIGACFG) opção Banco de Dados\Dicionario\Stored Procedures e nos envie print (exemplo). | |
Provisão de evidências e Logs para a análiseImportante: Ocorrências de performance são tratadas no produto apenas com base em ambiente PADRÃO, ATUALIZADO, e em VERSÃO/RELEASE VIGENTE. Se não estiver com o ambiente nestas condições, é imprescindível que monte o cenário em um ambiente de teste para gerar as evidências e logs pra análise. Atente-se aos critérios listados abaixo para gerar o conteúdo de análise (necessário que os artefatos estejam atualizados com últimas versões disponibilizados no Portal do Cliente):
6. Envie uma evidência gravada em programa de vídeo do processo que está sendo realizado. Não é necessário segurar o vídeo até o final do processamento do programa se levar muito tempo para finalizar, o essencial é demonstrar a realização do processo com possíveis particularidades e o comportamento obtido. 7. Enviar Inspetor de Objetos (Clique em [shift+F6] ao acessar a rotina com problema e, em seguida, em avançar. Clique em "Exportar dados" e encaminhe o log gerado) 8. Enviar tabelas CV8 (logs) e Tabela XX7 em arquivo .DTC; 9. Versão DBAccess 10. Enviar os Logs: 9.a) LogProfiler (LogProfiler pelo appserver / LogProfiler pelo Shift+F6 / exemplo) 9.b) DBTrace 9.c) Console.log e Console.bak 9.d) TraceStack e Trace log (habilitar a chave e executar a rotina com baixa performance para geração do log) 9.e) Se a rotina estiver com Stored Procedure habilitada: Trace para StoredProcedure no banco SQL / Trace para StoredProcedure no banco Oracle 9.f) Se o incidente de performance estiver relacionado com o processo de contabilização: Log CONOUTR | |
Dicas para conhecimentoEstá com lentidão no Protheus? Precisa de Avaliação de sua Infra Local? Já conhece a chave MARS para melhoria de performance de banco de dados SQL? Procedimentos para reduzir alto consumo de CPU - Atualização dos appserver: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/737297 - Atualização do DBAccess: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/737309 - Atualização de todas as DBApi: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360028710652-MP-FRAME-Arquivo-dbapi-dll-do-DBAccess-no-AppServer?source=search - Configure todas as fontes de dados ODBC utilizando o driver native client: https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/5+-+Fonte+de+dados+ODBC |