Demonstração - Balanço Patrimonial

É a demonstração que apresenta o conjunto de bens direitos (Ativo) e obrigações (Passivo) da empresa em determinada data.

A diferença entre o Ativo e o Passivo é chamada de Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer pelos recursos trazidos de fora da empresa (recursos de terceiros), quer gerados por esta e suas operações e retidos internamente (recursos próprios).

O Ativo mostra o que existe concretamente na empresa. Todos os bens e direitos podem ser comprovados por documentos, tocados ou vistos. As únicas exceções são as despesas antecipadas e as diferidas, as quais representam investimentos que beneficiarão exercícios seguintes.

O Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido mostram a origem dos recursos que se acham investidos no Ativo, por este motivo as contas do Ativo são devedoras do Passivo.

O Capital social representa o dinheiro e ou os bens dos sócios investidos na constituição da empresa. É apenas um elemento informativo e não algo de concreto.

Todas as variações do Ativo e do Passivo Exigível em relação ao que deveriam registrar os seus valores corretos são refletidos no Patrimônio Líquido, que assim estará mais próximo ou menos próximo da realidade segundo as eventuais distorções desses Ativos e Passivos.

Além disso é preciso lembrar que o balanço mostra apenas os fatos registráveis, segundo os princípios contábeis, ou seja, os fatos objetivamente mensuráveis em dinheiro, como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, depósitos, débitos em contas, despesas incorridas, receitas faturadas etc., deixando de lado uma série inumerável de fatos, como marcas, participação de mercado, imagem, tecnologia etc.Em conformidade com os artigos 178 a 184 da Lei no. 6.404/76, o Balanço Patrimonial deve conter os seguintes grupos de contas:


ATIVO

PASSIVO

Ativo Circulante

Passivo Circulante

Disponibilidades

Obrigações a Fornecedores

Direitos Realizáveis a Curto Prazo

Obrigações Financeiras

Contas a Receber de Clientes

Obrigações Fiscais

Estoques

Obrigações Trabalhistas

Impostos a Recuperar

Provisões

Investimentos Temporários a Curto Prazo

 

Outros direitos Realizáveis a Curto Prazo

Passivo Exigível a Longo Prazo

Despesas do Exercício Seguinte

Obrigações a Fornecedores

 

Obrigações Financeiras

Ativo Realizável a Longo Prazo

Outras Obrigações

Contas a Receber

 

Outros Créditos

Resultados de Exercícios Futuros

Investimentos Temporários a Longo Prazo

 

Despesas de Exercícios Futuros

Patrimônio Líquido

 

Capital Social

Ativo Permanente

Reservas

Investimentos

Lucros ou Prejuízos Acumulados

Ativo Imobilizado

 

Ativo Diferido

 


Atualizado em 27/04/2021
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.